"A crise ética não é só dos políticos"

Trechos do corajoso pronunciamento feito há pouco pelo senador Jefferson Péres, na tribuna do Senado.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, depois de uma longa ausência de algumas semanas, volto a esta Tribuna para manifestar o meu desalento com a vida pública deste País. Gostaria de estar aqui discutindo, como fez o Senador José Jorge, a respeito das riquezas naturais do Brasil, com as quais ele tanto se preocupa, e não como falarei, sobre algo muito pior: a dilapidação do capital ético deste País. (...)

(...) Vejam que País é este. Estamos aqui com seis Senadores em pleno mês de agosto, porque estamos em recesso branco. Por que não se reduz a campanha eleitoral a trinta dias e transfere-se o recesso de julho para setembro? Nós ficaríamos com o Congresso aberto, de Casa cheia, até 31 de agosto. Faríamos trinta dias de campanha em recesso oficial, remunerado.Estamos aqui no faz-de-conta. Como disse o Ministro Marco Aurélio, este é o País do faz-de-conta. Estamos fingindo que fazemos uma sessão do Senado, estamos em casa sem trabalhar.

Estou em Manaus há quase um mês, recebendo, sem fazer nada – para o Congresso Nacional, pelo menos. Como se ter animação em um País como este com um Presidente que, até poucos meses atrás, era sabidamente – como o é – um Presidente conivente com um dos piores escândalos de corrupção que já aconteceu neste País e este Presidente está marchando para ser eleito, talvez, em primeiro turno? É desinformação da população?

Não, não é. Se fizermos uma enquete em qualquer lugar deste País, todos concordarão, ou a grande maioria, que o Presidente sabia de tudo. Então, votam nele sabendo que ele sabia. A crise ética não é só da classe política, não, parece que ela atinge grande parte da sociedade brasileira. Ele vai voltar porque o povo quer que ele volte. Democracia é isso. Curvo-me à vontade popular, mas inconformado.

Esta será uma das eleições mais decepcionantes da minha vida. É a declaração pública, solene, histórica do povo brasileiro de que desvios éticos por parte de governantes não têm mais importância. (...)

(...) Tenho quatro anos de Senado. Não me candidatarei em 2010, não quero mais viver a vida pública. Vou cumprir o mandato que o povo do Amazonas me deu, não vou silenciar. Ele pode ser eleito com 99,9%. Eu estarei aí na tribuna dizendo que ele deveria ter sido mesmo destituído. O que ele fez é muito grave. É muito grave. Curvo-me à vontade popular, mas não sem o sentimento de profunda indignação.

A classe política já nem se fala, essa já apodreceu há muito tempo mesmo. Este Congresso que está aqui, desculpem-me a franqueza, é o pior de que já participei. É a pior legislatura da qual já participei (...)

(...) Vou cumprir rigorosamente o meu dever neste Senado até o último dia de mandato, mas para cá não quero mais voltar, não! Um País que tem um Congresso desse, que tem uma classe política dessa, que tem um povo... Senador Antonio Carlos Magalhães, dizem que político não deve falar mal do povo. Eu falo, eu falo. Parte da população que compactua com isso? É lamentável. E que sabe. Não é por desinformação, não. E que não é só o povão, não. É parte da elite, inclusive intelectual. Compactuam com isso é porque são iguais, se não piores.

(...) Vou continuar pelejando pelos jornais e por todos os meios possíveis, mas, como ator na vida política e na vida pública deste País, depois de 2010, não quero mais! Elejam quem vocês quiserem! Podem chamar até o Fernandinho Beira-Mar e fazê-lo Presidente da República – ele não vai com o meu voto, mas, se quiserem, façam-no. O meu desalento é profundo. Deixo isso registrado nos Anais do Senado Federal.

Infelizmente, eu gostaria de estar fazendo outro tipo de pronunciamento, mas falo o que penso, perdendo ou não votos – pouco me importa. Aliás, eu não quero mais votos mesmo, pois estou encerrando a minha vida pública daqui a quatro anos, profundamente desencantado com ela. Muito obrigado, Sr. Presidente.

[Clique aqui], para ler a íntegra do pronunciamento.

Comentários

Anônimo disse…
Lamentávelmente, somente agora o corretissimo Senador Jefferson Peres faz esse desabafo. Mais lamentável ainda, quando se dirige a somente 6 senadores, dentre eles o Sr. Antonio Carlos Magalhães, fomoso, entre outras coisas de mandar violar o painel do Senado, teve que renuciar por por isso. Lembram-se
Anônimo disse…
O eleitor está desencantado há muito e chegou a conclusão que não há luz no fim do túnel. Para o senador talvez fosse mais fácil conviver quando a corrupção funcionava às escuras quando se tinha a ilusão de que "Excelência" era pronome de tratamento para homens sérios. Convivendo com as "Excelências" por anos e enfim conseguir se enojar significa que nem tudo está perdido... Embora seja difícil pensar num mundo ético quando vemos os herdeiros de políticos como Barbalho, ACM, Maia e outros se firmando na vida pública como a nova geração... ai de nós!!
Anônimo disse…
Fico mais desencantada ainda quando em seu discurso o senador fala de seu desalento, seu desencanto e indignação com ACM: um ícone da corrupção e autoritarismo que o Brasil não consegue expurgar. É piada de salão falar com ACM sobre corrupção.
Anônimo disse…
Parabéns ao Senador Jefferson Péres. Compactuo com o sentimento de pasmaceira e acomodação geral não só da classe política, mas do povo, artistas, intelectuais, etc.

Nós como povo, somos omissos e cúmplices. Claro que cada um vai dizer "eu não..." mas todos permitimos o que está acontecendo. Assinamos embaixo as falcatruas e a total ausência do estado (a não ser por via de impostos).

Pagamos para não ter, votamos para perder e vivemos para sobreviver.

A indignação do senador é o reflexo da sensação geral de impunidade + desrespeito + acomodação + desesperança + desespero + falta de perspectiva de mudança. Se chegamos a este ponto em um dos mais brilhantes senadores que ja sentou no Senado é porque algo vai muito mal.

Perdemos a nossa capacidade de nos indignarmos com crimes, com desmandos públicos, com incompetência, com desvios e roubos e tudo parece que está normal. Fazemos passeatas e protestos pra coisas pouco efetivas mas que "aparecem" na mídia e esquecemos de reclamar e protestar do que realmente importa.

Meio ambiente, reforma agrária, tudo isso é muito importante, mas nada disso será resolvido ou sequer minimizado enquanto tivermos um povo ignorante, inculto, miserável e sem valores mínimos de convivência que jamais será alcançado sem reestruturação familiar e instrução acadêmica, também conhecido por educação.

O Senador Jefferson Peres mostra que não somente é o melhor candidato a vice presidente como me deixa satisfeito e cada vez mais convicto que o único candidato a presidente que merece o meu voto é Cristóvam Buarque.
Anônimo disse…
Que pena senador que sua indignação não foi maior: Falar a ACM sobre sua indignação com a corrupção é como reclamar a Fernandinho Beira-mar contra o aumento do tráfico, ou reclamar a Marcola contra ataques do PCC... indignada fiquei eu, o povo que não sabe votar e o elegeu para ficar por mais 4anos... não fazendo nada e recebendo, como o Sr. Senador afirmou!!
Anônimo disse…
OXUM

Que notícia!! È lamentável e triste. O Senador Jefferson Peres junto com poucos outros políticos Brasileiros, faz parte da "excessão que deveria ser regra".Sei que nesse momento festas serão feitas e foguetes explodirão para festejar a sua desistência. Podem festejar: Barbalhos; Maias; Silvas;Benghstons; Cardosos; Jenuínos; Rochas (Paulos e Antônios); Martins; Mestrinhos; Figueredos e tantos outros componentes da escória política. Podem festejar porque não correrão o risco de um dia serem sabatinados no congresso em alguma CPI ou algum corredor do congresso nacional.

Entendo o senador quando manifesta seu desencanto profundo com a realidade do Brasil principalmente por se tratar de alguem que está na sua melhor idade. Parabens senador por não se curvar aos interesses coorparativos de classes; parabens senador por não aceitar pedido de desculpa de político corrupto, afirmando que político corrupto tem que ir pra cadeia, até porque bandido é bandido em qualquer lugar (Paulo Rocha que o diga); parabens senador por externar virtudes que muito falta nos nossos políticos (federais, estaduais e locais), honestidade, ética, sabedoria e acima de tudo CORAGEM.

Termino otimista considerando a possibilidade da revisão da decisão tomada pelo senador e que seu bom exemplo desça o rio Amazonas do vizinho estado e contamine os nossos políticos locais.