Vacinação atinge quase 85% do rebanho no Baixo Amazonas

A Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará) está intensificando as ações nos municípios do Baixo Amazonas, a fim de ampliar os índices de vacinação contra a febre aftosa na região.

A agência divulgou, ontem, o relatório parcial da campanha encerrada no dia 30 de junho, cujos resultados foram considerados bastante satisfatórios, especialmente em virtude dos problemas com a cheia.

Em toda a região, 84,75% do rebanho foi vacinado, mas a operação em curso pretende elevar este índice para mais de 90%. O município que registrou maior índice de vacinação foi Monte Alegre, onde há três anos foi detectado um foco da doença. Os criadores vacinaram 98% do rebanho, distribuído pelas mais de três mil propriedades cadastradas pela Adepará.

Em outros municípios, principalmente onde a criação é feita nas áreas de várzea, a campanha foi prejudicada por causa das cheias deste ano. Outro problema: muitos criadores deixaram para vacinar o gado já no prazo final da campanha, provocando uma demanda que os fornecedores não conseguiram suprir.

Apoio

Técnicos da Adepará irão se deslocar para região de várzea a fim de localizar criadores que ainda não imunizaram o rebanho. O trabalho começa na região do Lago Grande, município de Santarém, e conta com o apoio de motocicletas e lanchas, para garantir o acesso às áreas mais afastadas.

A Adepará só pretende fechar o relatório de vacinação no Baixo Amazonas depois do final desta operação, que deverá ampliar em até 10% a imunização contra a febre aftosa no Baixo Amazonas.

Fonte: Governo do Estado/Paulo Leandro Leal

Comentários