Soja, agrotóxicos e barbeiro

Do engenheiro florestal Mário Jorge Parente, santareno residente em Belém:

Jeso, para onde iremos quando alguém diz que a soja até pode colaborar para o controle do barbeiro, haja vista usarem grande quantidade de agrotóxicos ou pelo fato dela ser "exótica"? Primeiro, o barbeiro tem como habitat as palmeiras, como bacabeira, na qual foram identificados os casos de Mojuí dos Campo, e aí posso dizer que o desmatamento desordenado contribui, sobremaneira, para que humanos sejam contaminados.

Desse modo, eleger a soja como solução desse problema, pelo uso de agrotóxicos, é desrespeitar completamente as leis da natureza, sabendo os prejuízos ao meio e à saúde que esse método acarreta. Se quiserem defender do cultivo da soja na região, é bom procurar outros motivos. Esse é perigosos e danoso a todos.

Comentários

Anônimo disse…
Sr. Parente,

Calma. Releia o comentário com tranquilidade e repense. Verifique se houve alguma afirmação de que o uso de agrotóxicos repele o vetor.

Na realidade a afirmação foi exatamente no sentido contrário a isso.

"SE formos pensar linearmente PODEMOS chegar a essa conclusão."

Usei exatamente esse sofisma para mostrar que um argumento infundado pode servir para explicar um fenômeno, da mesma forma que culpar o cultivo de soja pela contaminação das pessoas que comeram bacaba. Como diria o Millôr, a língua portuguesa precisava ter um ponto de ironia...

Gostaria que o sr. citasse, como engenheiro florestal, onde está escrito que barbeiros habitam bacabeiras, pois pelo que li, eles são hematófagos e é mais provável ncontra-los perto de mamíferos (que não vivem nas palmeiras) do que próximos aos saborosos frutos. Seria esse mais um sofisma que eu não entendi?

Que a soja (ou qualquer monocultura) é um caos ambiental quando implantada no eco-sistema amazônico, ninguém duvida. Só não podemos cair na tentação de culpa-la até pelas outras desgraças da cidade. Esses são causados por outro tipo de praga que invadiu Santarém desde o final dos anos 80 causado pelos parasitas "Prefeitus Incompetentis". A detetização pode começar a ser preparada esse ano.

Abraços