Sem pânico

Do leitor que se assina Nuranda, sobre a nota Chagas x desmatamento:

Caro Fábio, de fato a região do planalto é, das regiões que circundam a cidade, a mais afetada pelo desmatamento desde muito tempo. Inegável que as alterações ambientais causam desequilíbrios em inúmeras espécies entre elas o hospedeiro do Trypanosoma cruzi o Triatoma infestans (...)

Entretanto, considero um pouco exagerada a comparação direta desses casos do Mojuí, especificamente, com o aumento do desmatamento e a expansão da soja. Se formos pensar linearmente, talvez a soja seja até um bloqueador deste vetor tanto por não ser nativa como pelo uso indiscriminado de agrotóxicos. (...)

É preciso cautela para não criar um pânico generalizado baseado em dados infundados. Nem aproveitar a situação para colocar mais um chifre no demônio. (...) A sua preocupação é válida e justa, temos mais é qeu cuidar da nossa floresta e fazer com que ela valha o que merece. Mas não podemos cair nas armadilhas da acusação inquisitora e superficial de que todos os nossos males tem origem no "inimigo".

[Clique aqui], para ler o comentário acima na íntegra.

Comentários

Anônimo disse…
Caro Nuranda (lugaburabara):
Continuando o pensamento linear, embora achando que não sejas apologista das práticas predatórias executadas em relação as nossas florestas, seria bom também que os leitores, principalmente os sojeiros (será que eles lêem alguma coisa além das bulas dos pesticidas)não entendessem que o controle de doenças como a malária e o mal de chagas teriam suas ocorrências diminuídas pelo uso intensivo de veneno. A SUCAM já tentou isso e não deu certo. É fato constatado pela ciência sim. O Desmatamento predatório ocorrido nas áreas tropicais é o responsável, entre outros, pelo aparecimento de doenças tipo: Malária; lesmaniose; Doença de Chagas, etc,etc. Seria bom que botássemos o "chifre" também em outras cabeças. Pecuaristas, Pequenos Agricultores; Madeireiros; Governos (federal; estaduais e municipais). Ah! quanto aos sojeiros, eles ficam com o maior chifre.
Anônimo disse…
Os defensores do desenvolvimento a qualquer custo não têm jeito mesmo! Dizer que a soja, por ser uma planta exótica e por receber toneladas de veneno agrícola combate o barbeiro é, além de uma mistificação grosseira, uma inverdade científica, mas os aplicados alunos dos grileiros, sojeiros e da Cargill sabem que não interessa a verdade, interessa é martelar a versão que lhes dá mais vantagens, porque sempre vai ter alguém que acredita. O fato é que a monocultura, o desmatamento e a imposição de plantas exósitcas traz prejuízos ambientais. Negar isso é, além de irresponsabilidade, um desrespeito à região.
Anônimo disse…
Prezado (Fábio, provavelmente)

Pelo visto o que não falta em Santarém é corno!

Não creio que sojeiros sejam leitores assíduos, muito menos de blogs. mas fazemos nossa parte.

Realmente estou muito longe de ser considerado apologista de práticas ineficientes e danosas.

Não discordo de nenhuma vírgula sua companheiro. Só ressalto a necessidade de investigar adequadamente as circunstâncias DESTE INCIDENTE ESPECIFICAMENTE. Os vetores sempre existiram e conviveram com as pessoas que moram no campo. Práticas de higiene mais "civilizadas" reduziram os casos. Ou os casos não foram detectados adequadamente.

Parabéns por lembrar de "chifrar" os demais responsáveis pelos nossos desastres ambientais, sociais e econômicos. Já que falamos de consumo em outra oportunidade, vamos acabar descobrindo que os chifre também nos pertence.

Abraço
Anônimo disse…
Nuranda,
Não escrevi os comentários acima, pois sempre assino os meus meus. Mas reforço que: soja = desmatamento = muitos problemas, inclusive esse.
E outra coisa, não tenho nada haver com chifres. Quem gosta disso que vá apreciar a feira agropecuária que encontrará de todos os tipos.