Pensata

Caravanas de Masturbação Intelectual

Jota Ninos (*)

Como integrante de um grupo cultural em Santarém, farei tudo para participar deste evento, mas não somente para ser mais um número estatístico de encontros dessa natureza, que quase sempre não passam de "masturbação intelectual".

Digo isso porque em julho do ano passado, a convite do então coordenador municipal de Cultura, Roberto Vinholte, integrei uma das mesas de debate no I Fórum Municipal de Cultura que tinha como objetivo iniciar as discussões sobre um Plano Municipal de Cultura.

O encontro ocorrido na Ulbra foi concorrido e os debates foram proveitosos. Achei que ali estávamos iniciando uma nova era na cultura santarena e até elogiei publicamente o governo municipal por abrir este espaço ao segmento cultural, que sempre foi relegado a segundo plano.

É lógico que a dedicação de Roberto Vinholte e o interesse do prefeito (de fato) de Santarém, Everaldo Martins (que como político é um excelente agente cultural) contribuíram com essa inicitiva de tirar a cultura santarena do limbo a que foi relegada nos últimos anos. Mas o que se viu depois daquele fórum foi o engavetamento de todas as propostas que compuseram o documento final do evento (que se não me engano foi intitulado "Carta de Santarém").

Para isso, provavelmente contribuiu a saída conturbada de Roberto Vinholte da CMC (provavelmente por atritos com o "prefeito") e o hiato sem coordenação que culminou com o imbróglio petista em entregar a pasta ao PL de Raimundo "Sanguessuga" Santos em troca de apoio na Câmara Municipal.

O advogado Pedro Lavor que acabou assumindo esse pepino cultural, sem ter experiência na área, até o momento limitou-se a cumprir o que a maioria dos integrantes desta coordenadoria têm feito nos últimos anos: cumprir o calendário cultural como se isso fosse política cultural.

Talvez Lavor nem saiba que existe a Carta de Santarém com as prioridades culturais definidas no fórum citado. Mas duvido que mesmo que ele a desengavete consiga encaminhar alguns dos ítens nela contidos afinal, cultura continua não sendo prioridade para os governos (apesar de Everaldo Martins demonstrar interesse pela área, certamente este ano sua prioridade é eleger o mano para deputado estadual, para continuar estendendo seus tentáculos no mundo político, já que ele pessoalmente é inepto para conseguir votos).

Assim, este evento do Ministério da Cultura está fadado a ser apenas mais um turismo para os técnicos que virão aqui, e que depois levarão os dados para serem inseridos na propaganda oficial.

Conclamo desde já todos os que participarem do evento e que tenham participado do I Fórum Municipal, que cobrem do coordenador municipal e do representante do MinC, a definição de prioridades do documento aprovado no ano passado, como a volta do funcionamento do Conselho Municipal de Cultura e a construção de um espaço cultural condizente para a apresentação de eventos que Santarém merece, já que a Casa de Cultura já não se adequa à importância cultural de nossa cidade.

Se ficarmos apenas dicutindo o futuro da cultura e criação do "Sistema Nacional de Cultura", como se já não tivessemos feito isso no ano passado, só nos restará lembrar o velho provérbio árabe: "os cães ladram e a caravana passa".

-------------

* Escrivão judicial e jornalista.

Comentários

Anônimo disse…
Legal o desabafo Jota, mas aí?
Qualé a saída?
Contribuir para melhorar, detonar, criar atividades paralelas, participar por participar, etc.
O problema, me parece, é que todo mundo xia, mas nada acontece, nem dum lado nem do outro.
Anônimo disse…
Esse Ninos estar muito amargo, parece que escreve mais pra aparecer do que para informar, vai morre velho, rabugento e escrivão, heheheheheh...