"Fúria"

Repórter 70 (O Liberal):

Separatismo: Fúria

A fúria separatista que ameaça retalhar o Estado do Pará não se esgota nos movimentos que defendem a criação dos Estados de Carajás e do Tapajós, o primeiro tendo como referência a região da Transamazônica e o segundo, a microrregião de Santarém. Além deles, está em tramitação, no Congresso, o projeto de um deputado do Amapá (Benedito Dias), que dispõe sobre a transformação da Ilha do Marajó em Território Federal.

Mais

As ambições políticas, neste ano de campanha eleitoral, porém, ameaçam levar ainda mais longe a febre divisionista. Já há candidatos em campanha, nos municípios da margem esquerda do rio Amazonas, propondo também a criação do Território Federal da Calha Norte. Esperam, com isso, conquistar votos, livrar-se do futuro jugo de Santarém, caso esta cidade venha a se tornar mesmo capital de um novo Estado, e ainda cimentar bem-sucedidas carreiras na vida pública.

-----------

Meu comentário: Coerente a posição dos Maiorana com relação a divisão territorial do Pará. Eles sempre foram contra. Desde o início. Mais: não admitem nem o debate. Dou-lhes razão. Já pensou como ficaria curta a cota de patrocínio para o Andando pelo Pará se o Tapajós vingasse?

Comentários

Anônimo disse…
Os Maiorana em Santarém não apitam mais nada.
Em Carajás suas receitas estão à mingua.
Tinham que ser os primeiros a defender a redivisão para garantir pelo menos o que ainda lhes resta de influência (receita) na Capital e entorno.
Anônimo disse…
Isso mesmo Jeso, seu comentário já diz tudo.
Anônimo disse…
Não podemos perder a razão, temos que nos unir. Essa questão de transformar a Ilha do Marajó em Território e criar o Tarritorio Federal da Calha Norte, neste momento, não ajuda em nada, só serve para encher de argumentos os contrários a criação dos Estados.
Temos que trabalhar pelos projetos de criação dos Estados do Tapajós e Carajas que estão prontos, ja tem estudos de viabilidades, etc.
A questão da Capital, onde vai ser, deixemos para discutir depois.