Incra inaugura usina em assentamento



Inaugurada ontem, no igarapé do Piranha, assentamento Moju I e II, no município de Santarém, a primeira micro-usina hidrelétrica construída em parceria entre prefeitura e Incra.

Ela tem tem capacidade para gerar energia para 350 famílias. Ângelo Guido Menegat, chefe de gabinete da Presidência do Incra, fez a entrega simbólica da chave da casa de máquina para Lauro Rodrigues, presidente da Associação da Comunidade Piranha, uma das que integra o assentamento Mojú I e II.

“O que vimos hoje em Santarém é uma coisa extraordinária. Esse dia vai ficar na história. A gente aproveita um bem natural [o recurso hídrico] para gerar qualidade de vida a um custo baixíssimo. É isso que está se buscando em todos os assentamentos, alternativas regionais. Isso tem o apoio do presidente [do Incra], Rolf Hackbart, e do presidente Lula”, declarou Ângelo Menegat, que esteve em Santarém como representante do presidente do Incra.

Na região Oeste do Pará, estima-se que cerca de 35 assentamentos tenham perfil para receber usinas desse porte. Neste momento, cinco estão em fase de construção, sendo três no Mojú I e II e duas no Corta Corda, assentamentos localizados em Santarém.

Ao término das obras, 1.800 famílias, que até então estavam sem perspectiva de ter acesso à energia elétrica, dada à distancia dos pontos de distribuição da rede convencional, poderão ser beneficiadas.

Fonte e fotos: Incra/Santarém

Comentários

Anônimo disse…
As ONG's verificaram se foi feito o Estudo de Impacto Ambiental - EIA dessa usina? Eu imagino o sururu que seria se a Cargil resolvesse fazer um usina dessa; mas, como são os petistas, tudo podem.
Anônimo disse…
Sem falar é claro na prestação de contas desse convenio, pois pela que se fala so para aprovar um convenio o INCRA cobra 1000 reais, abram o olho MPF.