Frase do dia

Santarém "nesses anos", calcula-se, cresceu mais de 20 mil habitantes, cuja maioria expulsa pelo agronegócio acomodou-se nas periferias e nos cinturões do entorno da área urbana. (...)

Tiberio Alloggio, sociólogo.

Comentários

Anônimo disse…
Gostaria que o Sr. tibério Allogio citasse a fonte desses números.

Êxodos das áreas rurais para periferias de centros urbanos é um fenomeno que vem ocorrendo no Brasil ha mais de meio século (com grande intensidade).

Qual o período "Desses anos" que o Sr. Citou?

Qual a taxa de crescimento populacional esperado para o mesmo período na área urbana?

A "maioria" desses 20 mil expulsos pelo agronegócio significa quanto? 10%, 30%, 70%?

Os dados foram filtrados para verificar se o êxodo ocorreu por culpa do agronegócio ou vem ocorrendo desde o início da década de 90 com o declínio da economia local e queda geral do poder aquisitivo?

Outra pergunta: agronegócio de mini-fúndio é pecado também ou só é demonizado o latifúndio?

Já pararam pra pensar que se o peqeno produtor adotar uma postura empresarial (cooperado de preferência) ele pode ter a sua propriedade sustentável e rentável e não se render à venda das terras para o latifundiário?

Qual a proposta dos anti-monocultura para isso? Está sendo implementada?

Que tal aproveitar a riquesa que a Santa Sé tirou da região e reinvestir em capacitação dos trabalhadores rurais ao invés de insufla-los contra as bestas-feras internacionais sem resultado plausível algum?

Números soltos não dizem nada.
O Sr. como sociólogo sabe muito bem (ou deveria).
Uma análise de uma conjuntura sócio econômia só pode ser feita com uso de estatísticas oriunda de dados muito bem coletados e parametrizados, caso contrário o sr. não faz ciência e seu título acadêmico torna-se desnecessário.

Até agora não vi números que comprovem nem que a economia de Santarém melhorou com a chegada da Soja e muito menos números concretos sobre os impactos gerados pela atual produção.

Estamos num embate cego e ideológico de perde-perde pois a energia dedicada a uma questão que absolutamente resultará em NADA poderia ser gasto para a construção de um modelo alternativo, não com a proibição do atual, mas com a conquista através de resultados mensuráveis.