Desgaste da máquina pública

Um dos graves problemas vividos pela sociedade brasileira é a incompetência da máquina pública gerir com eficiência e economia os escassos recursos públicos. A carga tributária está no limite e a paciência do cidadão também. Existem muitos caminhos para se reverter este processo de desgaste do Poder Público, enquanto administrador da res publica, entre os quais está a descentralização das atividades de governo. (...)

Trecho do artigo Descentralização e Governo, de autoria do advogado tributarista Helenilson Pontes, que o blog acaba de colocar na rede.

[Clique aqui], para lê-lo.

Comentários

Anônimo disse…
Muito oportuna a observação do Dr. Helenilson Pontes neste momento.

Na fase em que teoricamente o planejamento administrativo dos possíveis futuros governadores está sendo delineada, é importante levar em consideração as observações levantadas.

Como contribuição, recomendo a observação de uma inicitiva realizada pelo atual governo do estado de Santa Catarina (gestão de Luis Henrique).
Desde 2002 o governo daquele estado em que tive a oportunidade de morar e estudar por 11 anos, iniciou a descentralização das atividades gerenciais e administrativas do governo, criando secretarias de desenvolvimento regional melhor detalhadas em http://www.sc.gov.br/

Eu realmente não tenho a menor idéia dos resultados práticos e concretos obtidos com a descentralização, mas são 4 anos de experimentação em que podem ser tiradas algumas conclusões e críticas importantes para que o poder público, de fato, beneficie toda a população e não somente aquele que habita a região metropolitana das capitais.
Anônimo disse…
O Dr. Helenilson Pontes, parece-se a uma cuia, muita casca com nada dentro.
Suas intervenções são de uma tal banalidade que cansa até le-las...imaginem comenta-las!!
O Dr. é daquele tipo de políticos, sem propostas, programa, com discurso pre-confeccionado que não serve nem para o debate.
É mais alguém que quer se eleger, mostrando discurso, mas na medida que não esplicita como fazer, com quem e para quando, faz aquela demagogia que já cansou todo e todas.
Chega de advogados, médicos e congeneres na política!
Ainda niguém reparou que são essas duas categorias, que monopolizam a cena política santarena?
Depois o que adianta se queixar se Santarém continua ficando pra tras?
Anônimo disse…
O que seria bom então?

Um administrador como Ruy Correa?
Um engenheiro Agrônomo como Lira Maia?
Uma promotora como Maria do Carmo?

Ou quem sabe um torneiro mecânico?

Já que o Anônimo critica a ausência do "como fazer", proponha uma boa profissão para monopolizar a política!

O que tem monopolizado a política santarena é a incompetência e o uso indevido da máquima pública por quem as dirige, sejam médicos, advogados, engenheiros ou borracheiros.