Paraquequera, "homenagem" ao PA

Santareno residente em Manaus, o designer Rubem Márcio comenta o post Paraense vira sentença de morte (ler abaixo):

Jeso, sei bem como é isso. Logo quando cheguei em Manaus, senti esse preconceito.

Isso vem de pessoas ignorantes, que não sabem o que estão falando, e ficam renegando suas próprias origens, afinal, isso tudo não era "Grão-Pará" (posso até estar errado, pelo menos é isso que eu lembro dos livros de história, ou será que confundi... e o Amazonas não estava no meio...heheh).

Aqui, eles tiram brincadeiras, como por exemplo, o nome de um presídio. O nome é presídio do Puraquequara, mas já ouvi muitas pessoas brincando, dizendo que o nome devia mudar para Paraquequara.

"Essas" pessoas informadas, diziam isso, porque alegam que a maioria das pessoas presas eram oriundas do Estado do Pará, fato esse desmentido, inclusive em uma matéria da Crítica.

Todos os dias chegam na minha caixa de email, piadinhas novas, com o personagem "paraense". Inclusive no orkut tem várias comunidades do tipo: "Eu odeio paraense", ou "Eu tenho um amigo paraense", ou "Eu amo piadas de paraense".

Lamentável.

Comentários

Anônimo disse…
É, meu caro Jeso, o caldo engrossou!! A intolerância está levando nossa gente à degradação!!
O preconceito (ou "paraconceito", parafraseando Rubem Márcio) tem alcançado níveis assustadores!
Temo que a situação tome proporções ainda maiores com os acontecimentos dos últimos dias!
Já começo a sentir saudade de quando o motivo para as chacotas era a suposta preferência dos paraenses por carne de jacaré...(???)
Na tentativa de minimizar o que todos nós (Paraenses em Manaus) sentimos quando nos tornamos alvo dessas piadas discriminatórias, um radialista santareno chamado Bob Lester, locutor de uma FM local, resolveu "levar na boa" a brincadeirinha baré.
Recentemente organizou um baile de carnaval onde lançou o "bloco dos tingas"!
Acontece que a atitude dele não é tão amistosa quanto parece, e na minha opinião, tem posto ainda mais lenha na fogueira do preconceito manauara.
Um trecho da música tema do "bloco dos tingas" reflete bem isso: "... dos jacarés do Brasil(já se canta Manaus) só comemos o rabo!!" Canta-se a plenos pulmões em seu programa diário.
Fica evidente que a letra tem duplo sentido!
Agora Bob Lester anuncia a primeira "Passeata do Orgulho Paraense" em Manaus!
No que isto vai dar eu não sei! Só sei que não estarei lá, apesar de não negar minha naturalidade!!!

Celson Luiz, de Manaus.