"Isso é pavulagem. É leseira"

Sociólogo, Florêncio Vaz também comenta o post "Paraense" vira sentença de morte (ler embaixo):

Jeso, essa fobia de alguns "manauaras" (e não todos os amazonenses, pois fora de Manaus essa besteira nem é lembrada) contra os paraenses está mesmo atingindo níveis perigosos.

Como vimos, de brincadeiras aparentemente simples está se passando a gestos mais violentos. Já li mensagens "racistas" na internet dessas pessoas contra os paraenses. Mas sempre é de lá para cá: de Manaus contra nós.

Nunca escutei nenhum paraense fazendo gracejo contra os amazonenses. Temos coisas mais interessantes para fazer e falar. Por isso, digo que não é correto, como você disse, falar em rivalidade "Pará vs. Amazonas". É o contrário.

Parece que há algum ressentimento aí no fundo disso tudo. Talvez pelos empregos que alguns paraenses tomaram dos amazonenses (os paraenses estariam sempre entre os primeiros lugares em concursos públicos, por exemplo), porque a maior parte da farinha de mandioca que se compra em Manaus vá daqui ou porque o Amazonas já foi parte do Grão Pará. Sei lá.

De qualquer forma, isso é tudo uma tremenda pavulagem ou leseira (como dizem por lá).

Sugiro que os amazonenses de bom senso e no bom uso da razão apareçam, e liderem uma campanha de esclarecimento e discussão, mostrando que isso não nos leva a lugar nenhum, a não ser a gestos extremos como este mostrado no jornal aí no blog.

Quando é comigo (quando eu vou a Manaus), questiono meu interlocutor sobre o porque da gracinha. Em geral, ele fica sem nem saber porque repete o que escuta dos outros. Com muita diplomacia e firmeza na argumentação, eu o levo a ver o ridículo que são essas besteiras.

Mas concordo que em ambientes mais pesados o melhor é ser mais discreto. Nunca se sabe... risos.

Comentários