Democracia com tesão

Jota Ninos, escrivão e jornalista:

To be or not to blog – eis o tesão!

Quando ainda estava trabalhando no Fórum de Ananindeua, descobri na internet a força dos blogs como fonte de informação.

Ao acompanhar a entrevista do Ricardo Noblat no programa do Jô falando sobre o seu blog, um dos mais lidos na blogosfera, conclui que era isso que eu queria fazer para não perder meu vínculo com o jornalismo.

O que começou como uma brincadeira de adolescentes virou hoje uma febre em todas as redações do mundo. Pode-se dizer que não há jornalista que não tenha um.

Empresas, políticos e cidadãos comuns também entraram na onda, como diz o artigo da revista Exame deste mês (soube disso no Blog do Juvêncio).

Ao voltar à Santarém, senti um marasmo intelectual se abatendo sobre nossa pérola e conversando com o Jeso Carneiro e o Anselmo Colares, velhos companheiros de jornalismo, chegamos a pensar na criação de um fórum para debater novas idéias.

Mas em nenhum momento cogitamos que esse fórum poderia ser virtual, muito embora eu e Jeso já tivéssemos a mesma intenção de criar um blog.

Jeso acabou saindo na frente. Lançou aquele que é hoje o nosso fórum mais democrático. Dois meses depois lancei o meu, mas sempre tive problemas para atualizá-lo e fui participando do blog do Jeso com comentários, informações, pensatas, poesias e muitas polêmicas.

Me atrevo a me sentir meio sócio desse espaço, ou dos outros que visito e comento (o do Jota Parente, do Paulo Leal, do Juvêncio, etc...).

Aqui a informação vai além do lide jornalístico. Aqui a opinião tem espaço garantido. Aqui a democracia é levada aos limites que antes inimaginávamos (já vi leitores questionando o próprio dono do blog, que até fez seu mea culpa!).

Aqui surge uma fauna de anônimos que se escondem sob pseudônimos criativos e dão sua contribuição ao debate, como o Itaitubense, o Ximango, o João Cabano, o Santareno em Belém, o Santareno em Manaus...

Aqui a poesia sai de um Patativa, de um Neucivaldo, de uma Leíria ou além-mar de uma Morujão a um Celson “IHU”. Ou ainda da comentadíssima Socorro Carvalho, que num único poema botou todos nós no bolso!

Aqui padre pode ir além da batina: Edilberto, uma verdadeira “megaSena” da vanguarda esquerdista, e Florêncio, que aflora o indígena-indigente-indigitado que quer algo mais que um simples apito!

Aqui há "Pontes" para novas idéias políticas, como há idéias renovadas de políticos "Ben(e)ditos". E o consumidor tem seu direito num sorriso belo e "Franco".

Aqui também tem uma musa, que sempre que pode mete o nariz onde não é chamada, mesmo que leve traulitadas. Ela é a personificação do cidadão comum-incomum: Mirika Bemerguy!

Aqui tem fotos, livros, enquetes, campanhas, um verdadeiro bazar virtual de informações. Aqui não há patrão, não há censura, não há intolerância.

Aqui há uma democracia erótico-virtual que nos impele a “penetrar” neste blog cada vez que navegamos na internet e participar de uma “orgia” regada de conhecimentos, que transpira o “tesão coletivo” pela cidadania que nós é negada no dia-a-dia.

Que me desculpem a utilização de um título em inglês, mas não resisti à tentação de fazer o trocadilho com velho dilema hamletiano, que só seria possível na língua pátria do bardo.

Tudo isso para homenagear nosso blog maior! Parabéns para todos nós, pelo blog.

Ao Jeso, com carinho!

Comentários

Unknown disse…
Parabéns Jotanacara...seus parabéns são do peru.
O Jeso merece...rs
Anônimo disse…
Parabéns para o Jeso e... humpf.... o Jota Ninos esqueceu de mim, participante da fauna dos leitores.
Anônimo disse…
Parabéns Jeso pelo primeiro ano de nosso Blog. Também acredito que colaborei a proposta deste espaço, com minha teimosia em defender as idéias em que acredito, dialogando saudável e democraticamente.
Agora leio, aqui em Alenquer - cidade linda - onde estou trabalhando a Disciplina Filosofia da Educação com alunos e alunas do curso intervalar de Pedagogia da UFPA - Núcleo de Alenquer.
Já recomendei aos acadêmicos que o Blog do Jeso é um espaço permenente de paposofia, cidadania e democracia.
Parabéns mais uma vez...