Catapora interdita pediatria do HMS

O aparecimento de um caso de varicela, conhecida popularmente como catapora, em uma das crianças internadas na clínica pediátrica do Hospital Municipal de Santarém levou a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) a interditar, a partir de hoje, o local para novas internações.

A catapora é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zoster. O tempo entre o contato e surgimento da doença (incubação) é de 14 a 16 dias, variando entre 10 e 21 dias. A transmissão se dá através do contato aéreo, de via respiratória para via respiratória ou por contato direto com as lesões vesiculares cujo líquido está cheio de vírus.

De acordo com a diretora do HMS, Francimary Silva, o vírus da doença talvez tenha entrado na clínica pediátrica através de uma criança que ficou internada, mas já obteve alta há 15 dias.

A criança estava com a doença e foi colocada em sala isolada. Atualmente, 20 dos 22 leitos da clínica pediátrica estão ocupados.

A Semsa vai esperar que todas as crianças internadas tenham alta para iniciar o processo de desinfecção do setor.

Hoje, uma equipe da Divisão de Vigilância em Saúde esteve na clínica pediatria vacinando as crianças.

Provisória

Enquanto o problema é resolvido, a direção do HMS vai criar uma enfermaria provisória, com uma equipe extra, para atender crianças que necessitarem de internações.

O espaço de emergência vai disponibilizar 6 leitos e vai funcionar no antigo ambulatório do HMS.

Os hospitais Imaculada Conceição e Sagrada Família, conveniados ao SUS, vão ampliar cotas e receber as crianças que necessitarem internações.

Na segunda-feira, o secretário de Saúde, Emmanuel Silva, concederá entrevista coletiva à imprensa para falar sobre o assunto.

Fonte: Semsa/Urdiley Andrade

Comentários