Matemática à distância é ofensa




Comentário/ editorial do padre Edilberto Sena no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM), de ontem:

VAI terminando mais um ano, cada um(a) amadureceu mais um pouco, se não no espírito, mas certamente no couro e nos ossos... e as pseudo-novidades não cessam de surgir. Também, boas notícias surgem, o que equilibra a vida de quem sonha com um mundo digno.

Uma boa novidade é que a natureza, após dar um grito de alerta, com a seca dos rios e lagos da Amazônia, agora nos manda o início de inverno, que pode ser intenso, devolvendo as águas, na esperança de que os seres humanos cuidem melhor do meio ambiente, a casa de todos(as).

Já uma pseudo-novidade é o anúncio da criação de uma licenciatura em Matemática à distância. Já imaginou o que isto significa? Um curso universitário feito em casa, sem a presença dos professores, sem debates e esclarecimentos das matérias, por alguém que domina o assunto? Que tipo de diplomado(a) sairá desse amadurecer banana no carbureto?

SE a educação, dita normal, já está combalida e medíocre, imagine um curso de licenciatura em casa, apenas com um manual guia e umas provas diante de professores na cidade!!

É degradação demais, uma ofensa à inteligência dos estudantes do interior. A que ponto chega a educação brasileira.

A notícia não chega a explicar certas coisas. Por exemplo, qual a finalidade de uma tal licenciatura à distância apenas com um manual guia? Será para cumprir a exigência da lei que fala que a partir de 2008 nenhum professor(a) poderá entrar em sala de aula sem o diploma de 3º grau? Será por que o Ministério da Educação pleneja elevar o número de bacharéis e licenciados do país?

QUE serventia terá um diploma tirado num curso de 3º grau, apenas com estudo em casa num quase auto-didatismo fenomenal?

Gênios existem, mas não a granel.

Com tais licenciados assim se pode imaginar o que irão aprender as crianças e adolescentes no futuro próximo. Se a educação já está precária, como ficará?

Comentários

Anônimo disse…
EU VI a prova corrigida de um aluno de uma certa Escola Público de Santarém, com erros de matemática gritante tipo: 120 + 12=230 ou 17 - 13=55, os próprios alunos corrigiam na presença do professor, imaginem sem a presença, é uma esculhambação de fato! Padre Edilberto está cheio de razões. Isso na matemática, vamos calcular na gramática!!!!