Fidelidade ao chefe prejudica cidade




Comentário/ editorial do padre Edilberto Sena no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM), de ontem:

A FIDELIDADE é uma virtude importante. Ela supõe transparência e gera confiança na pessoa que recebe a fidelidade. Mas esta virtude não pode entrar em contradição com a verdade. Isto, tanto na vida afetiva, no matrimônio, como na vida social, política e num cargo público.

Em cima da virtude da fidelidade se volta a refletir sobre a indesejada área portuária de Santarém, decretada lá no gabinte de Brasília. O decreto foi assinado mais de um ano atrás e ficou silenciado até há poucas semanas. Quando saiu a público a notícia, surgiram dois tipos de reação.

A sociedade civil levou um espanto e parte dela se indignou e continua reagindo. Várias pessoas procuram o abaixo-assinado e, não só querem assinar, como levam cópia para tomar outras assinaturas. Querem levar o caso ao Supremo Tribunal Federal, através do Ministério Público, e pedir anulação do triste decreto.

JÁ OUTRO tipo de reação vem de funcionários públicos e autoridades ligados, de um modo ou outro, ao presidente da República. Esses também se surpreendem com a notícia da área portuária de Santarém. Porém, tentam diminuir o impacto da decisão presidencial, ou por ignorarem o decreto, ou por fidelidade ao presidente que assinou o decreto.

E aí as explicações sobre a área portuária da cidade são medíocres e superficiais. Tentam esconder o significado do decreto, como se não fosse verdade o que Brasília planeja para esta cidade, sem respeitar sua população.

Um deles, funcionário público, chega a dizer que, o que vai definir a área portuária não é o decreto do presidente da República, mas o Plano Diretor da Cidade, ainda em elaboração pela prefeitura.

SERÁ QUE ele sabe o que está dizendo? Se não sabe, deveria estudar mais a questão, ou pedir demissão do cargo que ocupa; se sabe, está abafando a verdade para manter fidelidade ao seu chefe e segurar seu emprego.

Pode até ser fiel ao chefe, mas infiel a Santarém e seu povo. Isto é grave. Quem é infiel num cargo público merece repúdio. Santarém merece uma reação mais unida de seu povo, inclusive dos políticos e autoridades locais.

QUEM abafa a verdade é infiel a si mesmo.

Comentários