Expansão do Porto de Santarém

Diário do Pará:

O diretor-presidente da Companhia Docas do Pará - CDP, Ademir Andrade, esteve, na manhã de ontem, em visita ao diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Amazônia - ADA, Djalma Melo.

Ele apresentou ao diretor da ADA a proposta que fez ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, solicitando a cessão da área da extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia - Sudam, que fica localizada na área portuária do município de Santarém.

A área será destinada à expansão do porto, com a construção de três novos piers de embarque e desembarque de carga, além de novos armazéns de carga.

Ademir Andrade justificou a necessidade da expansão do porto para “atendimento à necessidade da movimentação crescente no porto de Santarém”.

Ele disse, ainda, que a expansão já está prevista no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santarém.

Ademir informou ao diretor da ADA que já fez contato com o Ministério da Integração Nacional (MI) a esse respeito e que obteve do ministro Ciro Gomes uma resposta positiva. O ministro informou que já “está ultimando as providências relacionadas com a cessão da área”.

O diretor da ADA, Djalma Melo, reafirmou a importância da expansão do porto para a região, especialmente pela grande movimentação de grãos que será levada a efeito, com a pavimentação da BR-163 (Santarém-Cuiabá).

Ele lembrou que os trabalhos de zoneamento da rodovia estão sendo acompanhados de perto pela ADA e que só isso já seria suficiente para justificar a expansão do porto de Santarém.

Ele afirmou, ainda, que vai acompanhar as providências do MI para ultimar as providências nesse sentido.

Comentários

Anônimo disse…
Eu IA para Maracangalha, eu IA...assim deve ficar mais uma canção de Santarém.
E mais essa outra: ...a candura da Prainha, Ver-a Paz, Maria José...parece até que os nossos antigos compositores adivinharam o futuro negro desses lugares tão lindos de Santarém que foram devastados pela ação do homem, a Salvação, praia do Iate, o Maracana estão com os dias contados é isso? Pelo amor de Deus gente será que não dá pra fazer esses portos lá pro lado da Antiga tecejuta sem comprometer toda frente da cidade?
Anônimo disse…
Caro Fernando...santaren@s...

Não podemos ficar a escutar as canções saudosas e esperar que mais uma vez os grandes calem os pequenos, não é mesmo?

Até quando vamos permitir que os nossos recursos naturais sejam depósitos de milhões e milhões de dólares e sujeiras?

Estou realmente indignada com essa história, que não é pra boi dormir!

E nem podemos dormir...pelo amor de Deus, de Jeová, de Ogum e de todos os Santos e Santas...acordemos!!!!!!!!!

Leíria Rodrigues.