Políticos e políticos

Comentário/ editorial do padre Edilberto Sena no Jornal da Manhã (Rádio Rural AM), de hoje:

Qual a diferença entre um mal político e um bom político? Hoje em dia está ficando difícil encontrar um bom político, se bem que há alguns.

O mal político é aquele que mente cinicamente ao povo antes e depois das eleições; aquele que prefere ser fiel ao cargo e aos conchavos do partido, do que aos eleitores (as); aquele que mesmo depois de eleito, garante um compromisso a uma população, não cumpre e ainda engana novamente.

Já o bom político é pessoa de uma palavra só, que procura escutar os anseios de seu povo e se emprenha para atender; o bom político não muda de partido duas ou mais vezes e não faz da política uma profissão. E por aí se poderia continuar classificando o bom e o mal político.

Quem acompanha a triste novela do asfaltamento esperado para duas rodovias estaduais no Planalto Santareno deve estar analisando o comportamento do governador do Estado. Como pode uma autoridade com tal responsabilidade, enganar tantas vezes a mesma população?

O problema é grave e antigo nas duas rodovias, a população já fêz várias tentativas de diálogo com o governador, já fez pressão mais forte com o bloqueio das estradas. De sua parte, o governador prometeu em campanha, fez promessa já governador, de resolver o problema. Garantiu que só faltava a liberação do empréstimo do BNDES; deu prazo para começar o serviço.

De fato, há dois meses começou uma tal de agrimensura do terreno, que ainda não terminou. A prefeita de Santarém, não acreditando na palavra do governador, viajou ao Rio de Janeiro para conferir pessoalmente se existia a negociação para empréstimo do BNDES. Ela já voltou, não confirmou se sim ou se não.

Agora, o verão está chegando ao fim, as comunidades estão cada vez mais indignadas.

Afinal, que tipo de político é o governador? Será que a população pode ainda confiar na sua palavra? Que dizem seus assessores, vários dos quais são políticos da região fracassados aqui e premiados com uma sinecura do governador? Se a população do Planalto Santareno, enganada tantas vezes, agir com mais dureza, terá razão ou não?

Comentários

Anônimo disse…
Jeso,

Aproveitando o texto de padre Edilberto, queria perguntar se é o seu blog e o jornal que você ajuda editar que está apoiando a candidatura do EUmando Figueiredo...
Minha pergunta é por causa de uma notinha que o jornalista Paulo Leandro "Liberal" (em todos os sentidos, tando político, como jornalístico...), colocou em seu jornal e que eu copiei na internet:
"O maior incentivador da candidatura do vice-prefeito Delano Riker (PDT) a deputado federal é Osmando Figueiredo, presidente do diretório municipal do partido do vice-prefeito. Osmando é postulante a se candidatar a uma vaga na Assembléia Legislativa do Estado e sabe que Delano o ajudará muito. Baluarte de duas campanhas vitoriosas de Lira Maia à prefeitura, Osmando articula agora a sua própria eleição, contando com forte aparato de marketing, INCLUINDO A AJUDA DE UM BLOG E DEUM JORNAL DA REGIÃO (grifo meu)".

João Cabano