Osmando e jornalismo chinfrim

A nota Opção pelo pior suscitou dois comentários:

De Paulo Leandro Leal:

Para o Jeso, a minha nota em O Liberal parece ter soada como pejorativa. Não foi essa a intenção, mas sim, é uma informação.

Só um néscio para não saber que Osmando será candidato a deputado estadual. Só quem não entende nada de política para não compreender que se o Delano sair à federal, ajuda a "puxar" o Osmando.

Não há críticas na nota quanto a isso. É uma constatação. Sobre o apoio de um blog e de um jornal o tempo e os fatos dirão se essa minha compreensão está correta.

Mas complemento minha informação. Não será um jornal não. Osmando acaba de fechar com outro que não é nem o Impacto e nem o Estado. Também não é a Tribuna e nem o Correio. Ei, não é o Liberal não viu!.

Agora, eu acho que não há mal em jornal site ou blog apoiar quem quer que seja. O que parece é que o Osmando é daqueles que as pessoas adoram escondido, mas repudiam em público, como se fosse: "toma que o filho é teu!".

Se eu o apoiasse, assumiria isso e teria que ter argumentos para defender a minha posição. Quanto ao jornal que edito não posso garantir. Mas no meu site, que é de minha responsabilidade, esse sim, mostra a sua cara.

Como diz o João Cabano, eu sou Liberal. Sou mesmo. Sou liberal-conservador. Quem quiser ler o que escrevo bem. Quem não gostar, paciência.

Não vou mudar minhas convicções somente para agradar a patuléia.

E Daniel Rodrigues:

As estratégias políticas não são colocadas à vista, como se fosse um outdoor, elas funcionam em bastidores, escondendo a sua face real do povo. Quem pegar a Gazeta e der uma navegada no Blog do Jeso vai perceber que na Gazeta sempre o Delano Riker está enfeitando as capas das edições e as notícias de sua secretaria (Semab) são constantes também.

A articulação para eleger a dobradinha (Osmamando, de marmar nas tetas da prefeitura, e Delano) vem lá de cima.

Não foi a toa que Maria colocou Delano para coordenar as ações de ajuda aos atingidos pela seca. Que formação ele tinha para isso? Propaganda. Ficar viajando e fazer campanha.

Ah, e porque ele pediu pra sair? Tava discarado demais e já havia conseguido o que queria (isso é uma outra história).

O senhor Celivaldo Carneiro, proprietário do Gazeta, é filiado ao PDT, partido do Osmamando. Não vejo nada demais ele assumir que dá apoio ao Osmamando. Feio é ficar escondendo como se fosse mercenário.

Ele sabe que o Osmamando não presta e povo também sabe. Ele quer fazer média aos olhos da sociedade. Isso que é errado. Por que ele não sai do PDT então? Ou porque ele não tirou o Osmamando nas eleições internas do partido?

Isso quer dizer que ele concorda com a politica do Osmamando de saquear os cofres públicos e se perpetuar no poder. As máscaras terão de cair nas eleições vamos esperar e ver quem é quem.


Comentário: Acho que nem o Paulo nem o leitor que se assina Daniel Rodrigues me entenderam. Esse blog - assim como a GAZETA, O Globo, O Impacto, JB, O Liberal, Folha de São Paulo... - não são parciais. Aliás, sobre isso já deixei bem claro aqui numa nota ao mesmo João Cabano. Todos temos preferências, e não nada de errado nisso.

O que achei rídiculo na nota de Paulo foi não dá nome aos bois. Se tem a informação, se acredita nas suas fontes, checou, por que não dá-la por inteiro?

Não, Paulo, não achei a nota pejorativa. Achei-a incompleta. É como leitor que protesto.

Pra mim, repito, esse é o jornalismo chinfrim. Que Paulo volta a utilizá-lo na sua réplica ("Osmando acaba de fechar com outro jornal...."). Mas, como escrevi, é uma questão de opção. Paulo tem todo o direito de praticá-lo. Inspiração em Santarém é que não há de lhe faltar.

Comentários

Anônimo disse…
Jeso, acho que você quis dizer que os jornais não são imparciais, estou certa? bjs
Anônimo disse…
Jeso, Paulo Leandro e amigos que acessam o blog. Estou há dois meses à frente do Diário do Pará e do caderno Diário do Tapajós em Santarém e região. Gostaria de esclarecer que não fechei nenhum acordo de apoio a Osmando Figueiredo e posso garantir que a direção do Diário do Pará em Belém também não faria isso sem conversar comigo.
Cabe o esclarecimento diante da informação do Paulo Leandro de que Osmando teria o apoio de outro jornal que circula na região, descartando todos os outros, menos o Diário.

Ass. José Ibanês - Diretor