Eduardo deixa o PPS

Folha Online:

O governador do Amazonas, Eduardo Braga, engrossou a lista de mudanças partidárias às vésperas do limite de filiações para a disputa das próximas eleições. Hoje, Braga oficialmente deixou o PPS e assinou a ficha de filiação do PMDB.

A cúpula do PMDB negociava o ingresso do governador desde o final do ano passado. O PPS, presidido pelo deputado Roberto Freire (PE), deixou a base do governo, aumentou o bloco oposicionista na Câmara dos Deputados e acelerou as negociações para a saída do governador.

Braga já adiantou que chega ao PMDB para ampliar o apoio ao governo Luiz Inácio Lula da Silva. "O Amazonas no governo Lula tem conquistado muitas vitórias", disse em referência, por exemplo, à manutenção dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus.

"O Amazonas tem admiração pelo presidente Lula. Evidentemente que todo o governo comete seus erros, mas o importante é que no governo Lula o Amazonas tem avançado", afirmou.

Apesar de se adiantar na defesa do governo, Braga preferiu não adiantar se é favorável ou contra a candidatura própria do PMDB à presidência da República em 2006. "Chego ao PMDB como soldado", disse minimizando sua opinião.

Junto a Eduardo Braga, o deputado peemedebista Átila Lins deixa o PPS do Amazonas e ingressa no PMDB. Outro parlamentar do Estado, Lupércio Ramos, já havia se adiantado e, seguindo a tendência do governador, ingressado no PMDB.

Com essas mudanças e com a saída de quatro deputados do PT, o PMDB assume o posto de maior partido da Câmara.

Comentários