Poderes para câmaras municipais

Da Agência Câmara, hoje:

A Câmara Federal vai discutir a Proposta de Emenda à Constituição 438/05, que permite às câmaras municipais ajuizarem ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF). De autoria do deputado Romeu Queiroz (PTB-MG), a proposta estabelece que 15% ou mais das câmaras municipais do País poderão se reunir para propor uma ADI, desde que a ação seja aprovada em cada casa legislativa pela maioria de seus integrantes.

Romeu Queiroz acredita que a inclusão das câmaras municipais entre as entidades que podem propor ADIs vá contribuir para aperfeiçoar as normas do País. "Os vereadores, por estarem próximos à população, têm melhores condições de identificar atos e leis nocivos à comunidade", afirma o deputado.

ADI
Atualmente, podem propor ação direta de inconstitucionalidade o presidente da República, as Mesas do Senado, da Câmara e das assembléias legislativas, os governadores, o procurador-geral da República, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os partidos políticos com representação no Congresso Nacional e as confederações sindicais ou as entidades de classe de âmbito nacional.

Tramitação
A proposta foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para exame de admissibilidade. Se aprovada, será analisada por uma comissão especial de deputados, antes da votação em dois turnos no Plenário.

Comentários