Mais recursos aos municípios

Ainda há pouco na Agência Câmara:

O Projeto de Lei 5646/05, do deputado Enio Tatico (PL-GO), determina que as empresas concessionárias de serviços de telecomunicações, de energia elétrica, de abastecimento de água e de coleta de esgotos paguem uma taxa mensal relativa à instalação da infra-estrutura ao município onde o serviço for prestado.

Segundo a proposta, cabe aos municípios autorizar a instalação de postes, cabos, fiação, dutos, torres e antenas. O valor cobrado deverá levar em consideração a metragem linear, nos casos dos cabos, fiação e dutos, e a metragem quadrada, nos casos de postes, torres e antenas.

A proposição também obriga a empresa que contratar com a concessionária a utilização da infra-estrutura existente ou a ser implantada a pagar as taxas impostas pelo município.

Tatico justifica a cobrança de taxas pelo uso do solo, subsolo e espaços aéreos alegando que os serviços locais que se utilizam de tal infra-estrutura implicam o uso de área pública "em detrimento de serviços concorrentes, da vegetação arbórea e do livre trânsito de pessoas e veículos".

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, foi apensado ao PL 3197/00, do deputado João Paulo (PT-SP), que voltou à Mesa Diretora após ser retirado da pauta da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

Comentários