Butantan em Santarém

A prefeita Maria do Carmo reuniu-se ontem com com Otávio Mercadante e Ana Maria Moura da Silva, diretores do Instituto Butantan, de São Paulo, que apresentaram a proposta de implantação de uma base avançada (museu biológico) da instituição em Santarém.

O projeto prevê a implantação de uma base às margens do rio Tapajós, entre a cidade e a vila de Alter-do-Chão, já que, segundos os diretores, a região apresenta todas as tipologias ambientais da Amazônia Oriental (do cerrado às áreas alagadas), com alta incidência de acidentes com animais peçonhentos.

Maria do Carmo disse que o município tem interesse no projeto.

Pesquisas feitas pelo Butantan em Santarém identificaram quatro grupos de serpentes peçonhentas: jararaca, cascavel, coral e surucucu. Além disso, a região possui a mais alta incidência de envenenamentos com animais peçonhentos no Pará. Os pesquisadores já vêm desenvolvendo, na Amazônia, estudos e pesquisas em biodiversidade e bioprospecção, em parceria com outras instituições.

O Butantan também tem cooperado para o atendimento a vítimas de acidentes com animais peçonhentos, através de convênio existente entre o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

Fonte: PMS

-----------------

Para ler mais sobre o Butantan clique AQUI.

Comentários