Tratamento do lixo

As comunidades da região do Eixo Forte, na rodovia que dá acesso à vila de Alter do Chão, vão ganhar uma unidade de triagem e compostagem de lixo. É o que ficou acertado no seminário realizado nos últimos dias 27 e 28 entre prefeitura, CNS (Conselho Nacional dos Seringueiros), Fundação Ford e lideranças comunitárias da região. O tema central foi sistema de tratamento integrado de resíduos sólidos.

O evento aconteceu na sede do CNS, em Alter do Chão. Participaram ainda instituições que têm projetos relacionados ao lixo como a Mineração Rio do Norte, Ulbra, Emater e Museu Emílio Goeldi.

As comunidades participantes aprovaram a execução do projeto da unidade de triagem e compostagem. Em 30 dias, será realizado o segundo seminário, para rediscutir a segunda versão do projeto. Além disso, foi formada uma comissão com representantes das comunidades, da prefeitura e do Museu Emilio Goeldi, para direcionar os trabalhos. Assim como ficou acertada visita, em agosto, à Mineração Rio do Norte (Porto Trombetas), para se conhecer como funciona a unidade de triagem e compostagem que ali funciona.

O Eixo Forte é formado por 19 comunidades. Vivem nesta região, aproximadamente, 10 mil habitantes, número que duplica nas férias escolares, festas religiosas e finais de semana.

Fonte: PMS/Seminf

Comentários

Anônimo disse…
Excelente medida. Já que a unidade será de triagem também pergunto se está sendo feito trabalho de conscientização na comunidade, sobre os resíduos sólidos e reciclagem do mesmo. Seria um boa oportunidade de geração de emprego e renda, sem falar no aspecto ecológico.

Porque não adotar tal projeto/programa (existe algum ?)para o município de Santarém ou pelo mesmo na sede do município?