Entrevista


A jornalista Núbia Pereira, 30 anos, enfrenta aquele que ela considera o seu maior desafio vivido até hoje: dirigir a Sectuma - Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Belterra. Desde 1° de janeiro ele está no cargo. Os problemas são enormes, os recursos escassos, mas disposição para enfrentá-los não falta. Nessa entrevista ao blog, ele fala de suas intenções.

Nos últimos quatro anos, houve avanço na área turística em Belterra?

Sim. Embora a gente não veja grandes resultados, é importante afirmar que a cada ano que passa o município cresce, mesmo enfrentando sérias dificuldades financeiras, uma vez que se trata de um município novo e que recebe poucos recursos dos governos estadual e federal. Na área turística, podemos citar a implantação do Programa de Diversificação da Oferta Turística (Pólo Tapajós); visita de turistas nos eventos do município, como por exemplo a gincana cultural, as atividades esportivas, praias, festivais, corrida de Santo Antônio (tradição) e a própria Floresta Nacional do Tapajós que cada vez mais atrai pessoas de várias partes do mundo.

Na área ambiental?

No que se refere a questão ambiental, a gente percebe um avanço muito significativo. O município possui programas como o PGAI - Programa de Gestão Ambiental Integrada; Programa de Implantação da APA - Área de Proteção Ambiental; Pólo Regional de Educação Ambiental - PREA; Conselho Municipal de Turismo e Meio Ambiente que por sinal foi criado, mas por falta de incentivo da administração passada não funcionou da forma como deveria. Mas estamos tentando recriar como forma de fazer valer as políticas públicas a fim de beneficiar a população.

Quais as suas "ambições" como secretária?

A vontade de trabalhar é grande. E quando assumir a secretária prometi a mim mesma dar um novo impulso ao município. Claro que quando a gente coloca na prática é que constatamos as dificuldades. Acredito que com todo o governo é assim. O que não podemos deixar é ficar na mesmice, por isso corro atrás para colocar os planos, os projetos em ação, que é o que realmente a população deseja ver. Um desses projetos é manter as áreas verdes que a cidade possui, para isso a idéia é construir bosques. O primeiro deve ser inaugurado brevemente e objetiva precisamente valorizar o cartão postal da terra que são as seringueiras. Belterra é privilegiada por belas áreas que devem receber cuidados, atenção especial. Existem pontos espetaculares no município que devem ser observados com bons olhos, por isso a gente pretende construir ainda este ano um mirante. Todo o projeto já está pronto, já temos alguns parceiros e em breve estaremos iniciando a obra a fim de que possamos dotar o município de espaços convidativos e adequados de forma a atender melhor os turistas.

Quais as dificuldades para se colocar em prática essas idéias?

Existem ações complicadas, mas que a gente pretende desenvolver aos poucos como por exemplo: estruturar as praias do município. A praia do Pindobal, por exemplo, a mais visitada no verão por está localizada bem próximo a Santarém, necessita de telefone público, posto médico, banheiros públicos. A praia do Cajutuba também já começa a ter um fluxo grande de turistas e necessita de eletrificação rural, banheiros. A praia do Porto Novo também, assim como as demais praias que temos no município, todas muito bonitas e que sem duvida precisam ser estruturadas para receber as pessoas de dentro e de fora do Estado. É óbvio que não podemos trabalhar essas questões sozinha. Temos que envolver os parceiros, como secretaria de saúde, ONGs, etc... só assim teremos resultados a médio prazo pelo menos.

E o que tem sido feito para driblar a falta de recursos?

Temos buscado apoio dos nossos parceiros. Na semana passada, estive em Belém e em conversa com o secretário estadual de Tecnologia e Meio Ambiente, Gabriel Guerreiro, ele me garantiu total apoio para a área. Ele quer incentivar a educação ambiental nas praias. A Agência de Cooperação Técnica da Alemanha - GTZ, também tem nos ajudado. Inclusive há possibilidade de estruturarmos melhor nossa secretaria a fim de desenvolvermos melhor nosso trabalho, através da Agência. É certo afirmar que as ações da Sectuma só são possível graças a parcerias com Ibama, PSA, Câmara Municipal, Embrapa, associações comunitárias, STR, Fórum Lixo e Cidadania de Santarém, Polícia Militar, Sebrae, CNS e as secretarias municipais de Belterra e algumas secretarias de Santarém. A gente também recebe auxilio do Isam e Semtur. esses órgãos/entidades nos auxiliam bastante em nossas ações. Mas as parcerias não param por ai. Para que nosso trabalho tenha mais êxito ainda estamos tentando buscar novos parceiros.

Quais as prioridades?

  • Curto prazo: Fortalecer a educação ambiental da população, nas escolas e através da comunicação social; fazer funcionar o Grupo Gestor da APA -Área de Proteção Ambiental, principalmente para evitar o desmatamento que vem ocorrendo desenfreadamente.
  • Médio prazo: Criar e fazer valer o Código Ambiental Municipal.
  • Longo prazo: estruturar o turismo local.

    Como o boi em Parintins e os botos em Santarém, não se pensa em algo grandioso para marcar o ano turístico de Belterra?

    Na verdade já existe no município evento parecido. É realizado anualmente no Aramanaí. Trata-se do Festiara. A disputa entre duas Irara: uma loira e uma morena. Evento que vai acontecer pelo terceiro ano consecutivo. Desta vez será realizado nos dias 8, 9 e 10 de julho com o tema "A cura do Tapuio é em Aramanaí". A apresentação é feita por dois grupos parafolclóricos: Iara Mãe do Lago e Iara Mãe d'água. Este ano os dois grupos vão contar a lenda das mulheres encantadas da vila do Aramanaí. Um dos objetivos do Festiara é justamente expressar o valor da cultura de Belterra nas várias dimensões da cultura popular que existe em Aramanaí. Portanto, é um evento merece todo nosso apoio.
  • Comentários

    Anônimo disse…
    Núbia, parabéns, tenho certeza que com tua força e garra, conseguirás desenvolver um bom trabalho nessa "BELA TERRA".
    Sugestão: Faz um trabalho também de estímulo aos moradores para cultivar e embelezar os jardins da frente de suas casas, pois isso sempre foi um atrativo em Belterra.
    Cléa Rathbun disse…
    A Núbia tem uma personalidade forte, diz o que pensa e faz o que acha que deve ser feito. Penso que seria uma das maiores administradoras do setor turístico em Belterra, pena ter desistido. Fiquei surpresa com essa atitude que não lhe é muito própria, mas teve razões fortes pra isso. Vou estar sempre torcendo por ela.
    Anônimo disse…
    Mirika nós lançamos em março o concurso de jardinagem que vai escolher os 3 melhores jardins em setembro, precisamente no dia da árvore.
    Núbia