"Foi bonita a festa, pá!"

Do escrivão judiciário e jornalista Jota Ninos, sobre a nota "Vamos Cantar!" (ler emebaixo):
Nada melhor do que clássicos da MPB, tendo à frente Chico Buarque, Ivan Lins, Gonzaguinha, Rita Lee, Tim Maia, Cazuza e outros para ilustrar a atual crise política brasileira.

Aliás, foi a mesma MPB que, engajada, lutou nas décadas de 60 e 70 pela redemocratização do país e de certa forma contribuiu para a chegada de Lula ao Poder.

Infelizmente, até onde se pode ver, o companheiro Lula se deixou envolver pela teia armada por Zé Dirceu que tentou perpetuar o partido no poder e liberou pessoas como Delúbio e Sílvio para realizarem a ponte com o que sempre houve de podre na política brasileira (Roberto Jefferson e outros menos votados). Deu nesse famigerado "Mensalão".

Quem sempre teve esperança na transparência, fica agora a ver navios. Mas apesar de tudo, o PT é ainda a única experiência partidária do mundo que, apesar dos encontros e desencontros, primou pela democracia. Depois desse escândalo, o partido terá que juntar seus cacos e passar por uma cirurgia. Ou passar definitivamente a ser como outro partido qualquer. Aí será a hora de se dizer um definitivo adeus...

E usando do mesmo recurso de Jorge Bastos Moreno, lembro outra pérola da MPB, de Chico Buarque, que sintetiza o meu sentimento atual (com uma pequena adaptação minha entre parêntesis) em relação a chegada do PT ao poder:

"FOI BONITA A FESTA, PÁ!
FIQUEI CONTENTE INDA GUARDO RENITENTE (AQUELA ESTRELA) PARA MIM...

JÁ MURCHARAM TUA FESTA PÁ!
MAS CERTAMENTE ESQUECERAM UMA SEMENTE NALGUM CANTO DE JARDIM..."

(Trecho de "Tanto Mar", música feita por Chico Buarque quando a Revolução dos Cravos foi derrotada em Portugal. No original, onde escrevi "aquela estrela", estaria a frase "um velho cravo").

Comentários

Anônimo disse…
O PT jogou a sua história na lama... da corrupção. Não acredito mais na sua recuperação enquanto partido. Como bem definiu o ex-governador Garotinho, "é o partido da boquinha". Agora, do bocão (mensalão). Se nivelou aos outros... por baixo. Heloísa Helena (PSOL), pra presidente.
Acho que está existindo um contrasenso na história política brasileira. Concordo quando "malham" com vontade o PT nesta lama de corrupção que assola nosso País. Concordo também quando todos se unem para enxumar os cadáveres da corrupção e, posteriormente, enterrá-los bem fundo com uma autópsia bem feita e esclarecedera. Sem deixar pedra sobre pedra. Se for pra enterrar, coloquem na mesma cova o PMDB de Jader e Garotinho, o PSDB de "Serjão" (já falecido), o PP de Severino e Pedro Correa, o PL de Valdemar sa Costa Neto, o PFL do "Toninho Malvadeza" e outros tantos partidos políticos que enlameiam a história de bons e fidalgos filiados.
Mas, Ninos, conheço-o há um tempão e sei que sempre tilhastes o caminho do PT honrado e ético, sem nenhuma vergonha de colocar a estrela no peito e ser um dos gladiadores do partido. E isto tem que ser dito em alto e bom tom! Por isso e baseado na atuação de outras figuras públicas como os senadores Cristovam Buarque e Suplicy, não consigo aceitar que sepultem a história do PT no Brasil,que enterrem a história do PSDB de Artur Virgilio Neto, o PDT de Jefferson Perez e de outros líderes nacionais de tantos partidos políticos. O nosso sacrifício e vergonha já está sendo imenso vendo a lama se alastrar pelos corredores de nossos pilares como o Judiciário, o Executivo e o Legislativo, porque queiramos ou não somos os responsáveis pelos nossos representantes legislativos e executivos. Quem disser que não tem nada com isso lembro o poema de Bertold Brecht, publicado em O Liberal quando o Nelson Chaves era presidente da Câmara Municipal de Belém:
"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, de peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio que dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que, orgulhoso, estufa o peito dizendo odiar política. Não sabe o imbecil, que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais".
Isto deveria ser o lema de todos os que se incomodam com a boa atuação dos políticos para lembrar, na próxima eleição, de colocar homens honrados para falar e agir em seu nome.
Anônimo disse…
O PT nunca me enganou, nunca achei que ele era o único partido correto, como todos os outros sempre teve os bons e maus. Uma diferença que eles sempre foram oposição, nunca tinham voado tão alto e nem atingiam cargos tão importantes, criticar é fácil, hem?! E agora TODOS nós brasileiros sabemos que são igualzinhos os outros partidos, assim como tem gente boa tem gente péssima.
PT mostrou a cara quero ver quem paga pra gente ficar...
Como disse um comentarista da revista Veja, eu avisei que o Lula não ia dar certo.