CPI ouve madeireiro

Acaba de sair na Agência Câmara:

Começa daqui a pouco a audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito da Biopirataria, que vai ouvir o presidente do Sindicato dos Produtores Florestais e Reflorestadores do Estado do Pará (Sindifloresta), o madeireiro Mário Rubens de Souza Rodrigues; o gerente-executivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Pará, Marcílio de Abreu Monteiro; e o analista ambiental do Ibama em Altamira (PA) Carlos Renato Leal Bicelli.

Rodrigues foi condenado a cinco meses de prisão pela Justiça Federal, acusado de crime de ameaça contra o gerente-executivo do Ibama. Sobre a sentença, ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, Rodrigues teria ameaçado Marcílio por causa do veto a planos de manejo de madeira do Sindifloresta.

Já Bicelli, segundo investigação da Polícia Federal, teria dado cobertura ao irmão Marcelo no envio aos Estados Unidos de artesanato indígena, incluindo peças confeccionadas com pedaços de animais.

Requerimentos
A pauta da reunião da CPI inclui ainda a análise de dois requerimentos. Um deles, do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), pede a convocação para prestar depoimento do presidente da ONG Fundação Bio-Brasil, Pedro Cerqueira Lima; do presidente da ONG Tropical Nature, Charles Munn; do proprietário da Fazenda Serra Branca, no Raso da Catarina (BA), Otávio Nolasco de Farias; e do criador de animais Luís Carlos Ferreira Lima, vulgo "Carlinhos das Araras".

O outro requerimento, do relator da CPI, deputado Sarney Filho (PV-MA), solicita a convocação para depor de Ornil Lima de Andrade.

Comentários