Perfil

Do site do jornalista Paulo Costa sobre o novo papa:
Será o Benedito?
Sim! É o Benedito. Benedito 16. O alemão Joseph Ratzinger, ex-guardião da doutrina da fé e chefe das fileiras do bloco conservador, escolheu um nome que poderia ser o sinal de uma mudança sutil para políticas moderadas, a julgar pela maneira com que Benedito XV deixou para trás a posição rigorosamente antimoderna de Pio X. O nome codificado que o Papa escolhe é considerado como a primeira mensagem de um novo Papa para o mundo e um indício de como governará a Igreja.


É o Benedito

Ratzinger, de 77 anos, usou mão-de-ferro para defender a doutrina da Igreja e, durante todo o longo pontificado de João Paulo II, puniu alguns importantes teólogos que criticavam a Igreja, em particular os latino-americanos ligados à teologia da libertação.
Ratzinger, que presidiu por quase 25 anos, desde 1981, a célebre Congregação para a Doutrina da Fé, conhecido como Santo Ofício da Inquisição, tornou-se uma figura conhecida no Vaticano e no mundo.
Chamado de Guardião do Dogma, ele combateu o sacerdócio feminino e condenou a homossexualidade, além de ser contra a comunhão aos divorciados que voltarem a se casar e a impedir o crescimento do laicismo dentro da Igreja.
Nascido no dia 16 de abril de 1927 em Marktl am Inn, na diocese de Passau, na Baviera, Ratzinger foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1951, nomeado arcebispo de Munique em março de 1977 e proclamado cardeal em 27 de junho de 1977 pelo Papa Paulo VI.

Comentários