CGU mira Terra Santa e acerta Santarém

Jacareacanga e Juruti foram os dois municípios paraense (ambos localizados no oeste do Estado) sorteados essa semana para receberem fiscalização especial da CGU (Controladoria Geral da União quanto à aplicação de recursos federais.

O último sorteado na região não passou no teste. Em Terra Santa, foram auditadas verbas de R$ 7.233.075,12, repassadas ao município nos últimos anos para áreas da saúde e educação.

Irregularidades cabeludas foram detectadas. Uma delas, inclusive, com a participação de empresas sediadas em Santarém. Sobre essa fraude ("empresas participantes e vencedoras de licitações pertencem ao mesmo sócio"), o relatório da CGU apontou o seguinte:

(...) na realização de diversas licitações convites, para aquisição de medicamentos e materiais técnicos, constatou-se que foram convidadas empresas pertencentes aos mesmos sócios, frustrando o caráter competitivo da licitação. Os produtos foram comprados das empresas Pontes & Pontes Ltda. – Distribuidora Planície, Silva e Pontes Ltda. – Distribuidora Dinâmica e S. da Silva Pontes – Drogaria Planalto todas sediadas no município de Santarém/PA e pertencentes aos mesmos sócios, de acordo informações obtidas nos registros do Sistema CNPJ da Receita Federal. Convém ressaltar que a empresa S. da Silva Pontes - Drogaria Planalto tem como principal atividade econômica o comércio varejista de produtos farmacêuticos homeopáticos. Em virtude da ausência de controle de estoque no almoxarifado não foi possível verificar a entrada ou saída dos medicamentos e materiais adquiridos das empresas.

Comentários