Criança e polícia

Outra observação de Joaquim Freitas Neto, santareno residente hoje em Altamira. Desta vez sobre a foto da Praça do Pescador que ilustra "Imagens de Santarém" do dia 17, neste espaço.

- Tem coisas que nos chamam a atenção, quando criança, e que se eternizam em nossa lembrança. Quando eu era moleque de cinco, seis anos, por aí, tinhamos uma programação certa no domingo que era: Às 19 horas eu ia com minha mãe à missa da igreja de São Sebastião. Quando acabava, seguíamos para a casa da tia Lilita Reça, ao lado da padaria Lucy, e ficávamos até às 22 horas, mais ou menos. Era nesse momento que eu escapava para a Praça do Pescador pra brincar com engraxates que ficavam por ali.

Pois bem, na Praça do Pescador havia um box da PM ou PM Box, como chamavam mais comumente, e nesse PM Box havia uma placa luminosa com a seguinte frase: "Polícia é como criança, perto incomoda, longe faz falta."

Isso marcou, tenho hoje 25 anos, e nunca mas esqueci. Quando vi a foto da praça, hoje completamente diferente, a primeira lembrança que veio à cabeça foi a tal da frase.

Vivendo e rememorando Santarém, terra da minha vida.

Comentário: lembro da placa, era azul. Nem ela, nem o box e, pela fartura de ocorrências na Polícia Civil, nem a polícia se encontram mais no local.

Comentários