Técnicos realizam biometria em Arapiuns

Peixe em Arapiuns

As comunidades Anã e Vila Brasil, na região de Arapiuns, receberam a equipe técnica que coordena e auxilia as ações do projeto Tanques Rede, tocado pelo governo federal em parceria com Prefeitura de Santarém, via Semab (Secretaria de Agricultura e Abastecimento).

Nas duas comunidades foram instalados 10 tanques e depositados cerca de 2 mil alevinos.

A visita ocorreu na sexta-feira,18, e teve também o acompanhamento de representantes da Sagri, Isam e de acadêmicos do curso de Gestão em Meio Ambiente, do Iespes.

O objetivo foi realizar mais uma etapa de biometria, a medição e pesagem dos peixes e que acontece uma vez por mês. Essa é a terceira etapa do processo.

Os peixes foram avaliados pelos biólogos Zacarias Lobato (Sagri), Wanderley Rocha (Isam) e Valdenice Lobato (Semab). No exame, ficou constatado que os peixes, da espécie tambaqui, estão pesando em média 90 gramas e medindo cerca de 17 centímetros.

Incentivo

Para o titular da Semab, Osmando Figueiredo, o projeto é mais uma oportunidade de proporcionar uma vida melhor para o povo do interior. “Representa fugir de décadas de governo voltado apenas para determinadas ações. Estamos agora incentivando intensamente a produção de peixes em cativeiro. A finalidade e incentivar métodos para fortalecer a economia dessas comunidades”, declarou.

Os comunitários estão animados com a iniciativa. “A vila tem 80 anos, nasci e moro aqui há 40 anos, nunca tinha visto um projeto do governo dar certo como este está dando agora. Estou satisfeita, pois vejo muito empenho do secretário que sempre está presente nas visitas à comunidade”, enfatizou Maria do Socorro, moradora da comunidade Anã.

O projeto deve se expandir a partir deste ano. Segundo Osmando Figueiredo, estão previstas as instalações de mais 100 tanques, objetivando agregar alimentação e renda para as comunidades.

Fonte: Semab

Comentários

Anônimo disse…
Jeso Carneiro, queria parabenizar a Semab (Osmando Figueredo) pela nova aquisição na equipe de assessores de imprensa, competente jornalista Rose Pantoja.
Pessoas com a Rose, deveriam estar a muiito tempo nas assessorias do municipio.
Fã incondicional do trabalho da Rose Pantoja
Obs. pelo sobre-nome (Pantoja) vemos que é sinônimo de carater e profissionalismo.
Anônimo disse…
Uma assessora competente, porém, deveria desconfiar que um tambaqui de 17 centímetros deve ter bem mais do que 90 gramas.
Anônimo disse…
Amigo, a assessoria recebe informações dos biólogos, a medição e pesagem dos peixes são feitas pelos Biólogos.
Mas, amigo o peso e a medida de um peixe criado em cativeiro e diferente do comum.
Antonio Alves da Cruz
Biólogo