Proposta cidadã: aliste-se!!

por José Ronaldo Dias Campos (*)

O exercício ativo da advocacia, ao longo de duas décadas, proporcionou-me assistir inúmeras delações a respeito de injustiças e abusos sofridos por pessoas, geralmente humildes, que apostavam na minha intervenção profissional para resolução de seus problemas.

Muitas vezes, confesso, senti-me impotente frente aos impasses que se apresentavam, promovendo, na medida do possível, os encaminhamentos que julgava necessários e adequados à resolução da causa, sem, contudo, fugir do embate.

O pior de tudo é que constatei, em número que a estatística não pode desprezar, pessoas envolvidas nessas questões que não acreditam, ou pelo menos duvidam da credibilidade de nossas instituições oficiais, preferindo recorrer a quem lhes transmita confiança, quando não preferem se calar e entregar tudo a Deus.

Assim, para fortalecer a prática cidadã, pensei em reunir, de forma eclética e democrática, um grupo de pessoas (probas) numa associação que possa servir de elo entre o povo sofrido e abandonado, e as autoridades constituídas, proporcionando o acesso do hipossuficiente ao poder estatal, por intermédio de um processo célere, econômico e de efetivo resultado, não necessariamente judicial, formalístico.

Além de servir como “porta-voz” da sociedade, incursionaria ainda a organização civil na gestão pública, otimizando idéias, criticando quando necessário, propondo ações coletivas na defesa de direitos supraindividuais, ativando o Ministério Público no cumprimento de suas atribuições constitucionais e legais, exigindo postura dos legisladores etc.

Para tanto, embrionariamente sugiro, caso a idéia receba aprovação dos internautas, sob a provisória administração do titular do blog, a conclamação de denodados santarenos, de nascimento ou adoção, para a estruturação da entidade, que deverá congregar profissionais (médicos, advogados, engenheiros, jornalistas, educadores, religiosos, funcionários públicos, ou melhor, formadores de opinião) com a necessária independência à obtenção do propósito colimado.

Na ausência de melhor indicação, alinho-me aos eventuais fundadores da novel associação, por acreditar que “a união faz a força”.

--------------------------

* Santareno, é advogado, ex-presidente da OAB/Santarém, conselheiro federal e estadual, professor efetivo da UFPA e mestre em Direito. Escreve regularmente neste blog.

Comentários

Anônimo disse…
José Ronaldo, pode contar comigo nessa! Acho que muitas vezes somos inertes a muitas situações inaceitáveis. Precisamos nos organizar para termos mais representatividade e lutar por interesses comuns. Sabemos que esperar que políticos de hoje briguem pelos interesses da população só nos traz decepção. Estão ai inúmeras situações que são prova disso. Estou com você nessa, só precisamos fazer isso logo!
Grande abraço
Bruno Moura
Médico Radiologista
Anônimo disse…
Jose Ronaldo, esqueci de deixar meus telefones para contato: 3522 7874 e 8112 6590.
Abraço
Anônimo disse…
Dr josé Ronaldo, precisamos urgentemente fortalecer essa idéia, temos que sair da UTI conte comigo e com toda a classe de gestores do oeste do pará.
Gestor em Organização de Saúde
Luiz Reis.
Anônimo disse…
Dr José Ronaldo.
Em primeiro lugar nossos sinceros sentimentos pela perda de sua irmã. Sabemos que nesse momento apenas a saudade que aflora de nossa pele nos empurra para o dia seguinte. Mas, fôrça e fé a vc e a familia.
Em segundo lugar, de algum tempo estamos para endossar essa sua idéia, porém a falta de linkagem nessa maquininha nos impediu.
Jeso, Aldrwin Hamad e eu temos conversado já algum tempo essa mesma idéia de agruparmos pessoas que independente de qualquer vinculo partidário, politico principalmente, ou mesmo de pensamentos diferentes, possam lutar e pleitear junto as autoridades constituidas efetivas ações de tantas pendencias e necessidades que temos.
Por sugestão do Aldrwin entramos no site www.riocomovamos.com.br que efetua uma trabalho similar de outras cidades como Bogotá - Medelin- São Paulo - Ilhabela - onde grupos de pessoas lutam pelo intuito de melhorarem suas comunidades.
Serve apenas como exemplo, mas o mais importante é engrossar sua idéia e torcer para que prospere e se torne uma realidade .
Pode contar conosco se assim o desejar.

Antenor Giovannini