Foto da semana

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula assina, em Brasília, o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufop). Na quarta-feira, 12, no Palácio do Planalto.

Comentários

Anônimo disse…
Ué, ele sabe assinar o nome?
Anônimo disse…
Esta foto merece mesmo estar em destaque. Um sonho que muitos acalentaram por muito tempo. Talvez hoje, com a presença de tantas instituições de ensino superior, oferecendo diversos cursos, não tenha o mesmo impacto que teria nos meus tempos de ginasiano. Mas posso estar enganado. Uma unversidade é sempre uma universidade, e principalmente quando se trata de uma federal.
Com exceção do estado de São Paulo, o mais rico da federação, onde as estaduais se destacam, nas demas unidades da federação, mesmo com toda a precariedade, ainda as federais ainda conseguem justificar o nome de universidades ao desenvolverem ensino, pesquisa e extensão.
Parabéns aos que efetivamente fizeram do sonho uma realidade. Agora vale o esforço de todos para que ela não seja apenas mais uma, mas que seja uma universidade que dê orgulho a seu povo.
Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares
Anônimo disse…
Oi Jeso, a assinatura desse documento demonstra que o sonho que se sonha junto pode virar realidade.
Lembro-me quando cursei a graduação em período intervalar, no começo da década de 90, já havia um forte sentimento por parte do movimento estudantil e coordenação do Campus pela autonomia didática e administrativa do Campus, já que tudo se concentrava no Campus do Guamá e os cursos ofertados funcionavam apenas em período intervalar. A partir de 1991 os primeiros cursos regulares foram se instalando, mostrando que o sonho e o esforço conjunto estavam valendo à pena. A partir de 1994 o Campus foi se expandindo para outros municípios da região Oeste e passamos a sonhar mais alto, sonhar com a nossa universidade, a Universidade Federal da região, naquele tempo nós não tínhamos um nome definido pra ela, só tínhamos um sonho.
Algumas tentativas foram feitas no sentido de concretizar esse sonho ainda na década de 90 e uma dessas tentativas foi à elaboração de um projeto de criação de um Centro Universitário, acreditava-se que criando o Centro Universitário seria um passo para chegarmos à universidade, porém, entre idas e vindas o Centro Universitário não se concretizou, mas nem assim deixamos de continuar sonhando com a nova universidade.
Essa foto no blog revela que estamos a um pequeno passo de ver nosso sonho se transformar em realidade, o que só está sendo possível graças ao esforço e a luta de professores, alunos, técnicos e da sociedade que mora nessa região, assim como, o empenho da atual administra da UFPA e da coordenação do Campus.
Agora, como diz o nosso querido professor Anselmo Colares, “[...] vale o esforço de todos para que ela não seja apenas mais uma, mas que seja uma universidade que dê orgulho a seu povo”.
Aproveito para lembrar ao professor Anselmo Colares que ele é parte desse sonho, porque durante o tempo em que foi professor desse Campus acalentou essa esperança e lutou conjuntamente com seus colegas por essa universidade.
Porfª. Drª. Fátima Matos
Jota Ninos disse…
Universidade

Unir o verso
à cidade
Da adversidade
Diversidade
de opiniões

Fazer do verso
utilidade
Versatilidade
Intensidade
de emoções

E se quiser
ver a cidade
Da veracidade
Unir o verso
à razão

No universo
da verdade
a universal idade
da universalidade,
sim e não

Em meio
à tal felicidade
da infeliz cidade
unir o verso
à paixão

Sentir do verso
a saudade
na universidade
ser o reverso
da ilusão...