Câmara seleciona projeto de santareno

por Rosa Rodrigues (*)

Meios de comunicação dentro da escola como recursos pedagógicos. Esse foi o tema do projeto de lei apresentado pelo repórter Genildo Junior, do Projeto Rádio Pela Educação (Rádio Rural de Santarém), no concurso Jovem Parlamentar 2007, da Câmara dos Deputados. O projeto foi selecionado entre os 78 melhores de todo o Brasil.

Durante uma semana, entre os dias 19 e 23 de novembro, os jovens selecionados vão desempenhar as atividades dos deputados federais. Nos debates, eles vão apresentar as propostas dos seus projetos de lei. Além de representar seu estado, os jovens terão a oportunidade de conhecer e vivenciar a complexidade do processo legislativo federal.

Para construir o projeto, Genildo tomou como base a experiência do Projeto Rádio pela Educação, implantado desde 1999 em escolas municipais de Santarém e de Belterra. A iniciativa leva para a sala de aula, através de um programa de rádio educativo que vai ao ar pela Rádio Rural de Santarém, discussões sobre os direitos da criança e do adolescente, educação ambiental, cultura regional, entre outros temas transversais que precisam fazer parte da formação de todo cidadão.

Repórter

Genildo começou a fazer parte do Projeto Rádio pela Educação como ouvinte do programa Para Ouvir e Aprender. Com o tempo, passou a ser locutor mirim e hoje faz parte da equipe técnica, como repórter.

Em 2003, a partir de sua experiência no Rádio pela Educação, idealizou o Projeto Rádio na Escola, implantando uma rádio interna na Escola Diocesana São Francisco em parceria com a 5ª Unidade Regional de Educação/SEDUC. Com o sucesso da iniciativa, o projeto expandiu para outras escolas da rede pública estadual de Santarém.

---------------------------

* Santarena, é coordenadora do Projeto Rádio pela Educação

Comentários