Fila nos bancos. Até quando?


por Antenor Giovannini (*)


Propagandas através de toda mídia oferecem vantagens e mais vantagens aos consumidores. Trimestralmente são anunciados os resultados financeiros de cada uma dessas instituições. Invariavelmente são milhões e milhões de reais em lucros. Com as altas taxas cobradas, aliadas aos abusivos juros, é impossível auferirem algum prejuízo.

Recordes de ganhos são batidos e cada vez mais divulgados. Idem com as inúmeras ofertas de financiamentos de qualquer bem de consumo, que servem como um chamariz para aumentarem suas carteiras de clientes. Em contrapartida, os serviços de atendimento ao público continuam de péssima qualidade.

Filas e filas diárias massacram um povo já tão sofrido, com tantas contrariedades e frustrações. Funcionários mal-humorados, incapazes de pronunciar bom dia, boa tarde para quem se aproxima do guichê. Quantas e quantas vezes se observam um número grande de guichês vazios, sem funcionários.

Se os tem, por que não são preenchidos? Se os lucros são tão grandes, por que não aumentam o quadro de funcionários? Se forem treinados para atendimento ao público, por que isso não é cobrado por parte dos responsáveis pelas diversas agências bancárias? Por que a má vontade no atendimento? Por que não colocam estagiários com vontade de ajudar junto aos caixas eletrônicos para, ao menos, minimizar as dúvidas dos usuários?

Observa-se que alguns atendentes quando badala 9h estão mais preocupados quantas horas faltam para o almoço do que com o problema do usuário.

Há uma lei municipal que obriga a um atendimento mais rápido. O que é necessário ser feito para que seja cumprida? Dra. Ana Calderaro, Dr. Ronaldo Campos, Dr. Geller, será que não é possível, através da OAB, uma ação pública conjunta em nome da população para que haja melhoria nesse atendimento?

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É aposentado e reside em Santarém.

Comentários

Anônimo disse…
Antenor, jogue maizena nos bancos. Talvez assim a OAB enxergue algum problema e procure fazer alguma coisa.
Anônimo disse…
Estava no banco quando vi o ver.Valdir Matias reclamando para o funcionário do banco sôbre a fila, acho que falta o pessoal reclamar junto ao procon,para poder os bancos serem punidos.
administrador disse…
Caro Antenor,

Só vejo uma saída para desatar o nó das filas dos bancos: os banqueiros contratarem mais bancários e abrirem as agências para atenderem no horário comercial com dois turnos de trabalho. Pelos números apresentados, o setor financeiro pode e deve contratar mais bancários.