Nepotismo: duas "lógicas"

Veja só o que pensa dois ideólogos da política santarena sobre o nepotismo que recheiou a governo Lira Maia (1997-2004), e recheia o atual, o Cidade da Gente.

Em entrevista ao programa Opinião (TV Santarém/Band).

Erasmo Maia (DEM), vereador:
Para ele, todos os familiares que seu tio, o ex-prefeito santareno, colocou na prefeitura ocupavam cargos de terceira categoria. Por isso, não custavam tanto assim para os cofres públicos.

Everaldinho Martins Filho (PT), secretário municipal:
Não nega, como Erasmo, a prática de nepotismo na atual administração. "Mas todos da família trabalham. Não são funcionários fantasmas não", justifica.

Comentários

Anônimo disse…
O Nepotismo é prática comum dessas duas famílias, não só quando a frente da Prefeitura, como deputados estaduais faziam a mesma prática. Utilizavam o nome dos sobrinhos e cunhados para receber da Assembléia Legislativa sem colocar o pé lá. Que diga Everaldo e Socorro Pena.
Anônimo disse…
Mas não é Cidade da Gente?
Então o Everaldinho tá certo, Jeso.
Anônimo disse…
Onde estão nossas autoridades constituidas, os cidadãos detentores de cargo público, vem a um programa de televisão admitir peremptóriamente que emprega parentes, sem o minímo de vergonha na cara e nossas autoridades não fazem nada. É brincadeira. Estamos mesmo no país de impunidade!
Anônimo disse…
Esse Everaldinho não tem mais jeito. Só prendendo. O que faz a PF que ainda não pegou esse sujeito.
Anônimo disse…
O episódio demonstra que Lira Maia e PT é tudo farinha do mesmo saco. Só papo.
Anônimo disse…
Alôooo

Nepotismo é crime... Cadê o MPF... Móra cadeia neles...

Afinal de contas a prefeita vive dizendo que ela é promotora de Justiça
Anônimo disse…
Conheço todos os parentes do Lira Maia que foram funcionários no governo dele.....o pior Jeso é que praticamente todos eles ainda estão na PMS. Não podem ser demitidos. Ao contrário dos parentes do Everaldinho...
Anônimo disse…
Cadê o Tibério pra falar do nepotismo petista? Pelo jeito tomou suco de super bonder.
Anônimo disse…
Nepotismo em si, não é crime. É pior que isso, configura ato de Improbidade Administrativa, esculpido na Lei n° 8.429/92 em suas diversas modalidades.
Digo que é pior, porque pode culminar na perda dos poderes políticos por até dez anos, o que é uma medida drástica para nossos políticos e politiqueiros de plantão, sem prejuízo das diversas outras sanções disposta no artigo 12° daquela Lei.
Há uma resolução do Conselho Nacional de Justiça que veda o nepotismo (direto ou cruzado), mas tal norma só tem efeito no âmbito do Poder Judiciário, quem quiser conferir é só procurar no site www.cnj.gov.br, a resolução n° 07/2005.
Mas isso não quer dizer que o nepotismo seja permitido no Poder Executivo. O direito é regido, acima de tudo, por princípios. E os princípios violados pelo "Everaldinho" possuem proteção constitucional, conforme o artigo 37 da Carta de 1988. Ali está escrito que a Administração Pública obedecerá à impessoalidade, moralidade e eficiência.
Se a nomeação de toda família "do Carmo" para a PMS é eficiente, eu não sei. Mas que toda impessoalidade é imoral, isso é inegável.
E pensar que a Maria assinou um compromisso ético na Subseção da OAB local, antes de sequer ser eleita...



Abraços aos amigos do blog.
Anônimo disse…
Jeso! Postei um comentário agora pouco (ainda não foi publicado), e detectei um erro no finalzinho dele, na parte que fala que
"Mas que toda impessoalidade é imoral, isso é inegável".

Na verdade, toda impessoalidade é moral, a frase correta seria:

"Mas que toda violação da impessoalidade é imoral, isso é inegável".

Se ainda for possível corrigir, agradeço!

Abraço, parabéns pelo excelente blog!

Eduardo Minuzzi Niederauer
Acadêmico da UFPA/STM, curso de Direito.
Anônimo disse…
Sinceramente não vejo razão para tanto estupor.Quem nunca tentou empregar um parente ou aderente necessitado?É a mesma coisa com o Everaldo,que se preocupa com sua família,como bom rapaz que sempre foi.Tem muita gente com inveja do governo da gente,e se esquece que um dia pode precisar de uma colocação.
Não vi nada demais nesse caso.
Anônimo disse…
Tibério não abre o bico pra comentar nada que venha a ferir o PT.
Fala de abelhas assassinas, mas não comenta dos abutres de dentro de seu próprio partido.

Como assessor virtual de Maria e do PT, poderia vir com mais um falatório desses pra tentar empurrar uma desculpa pra tornar o nepotismo aceitável.
Anônimo disse…
Se a presença de algum familiar for para somar melhorias não vejo mal, porém se for para a prática de impunidades e autoritarismo é complicado. Vejo no entanto que essa situação desumana acontece sempre com o irmão da prefeita...