Protestos contra Alcoa no 124º aniversário de Juruti

Vai ter manifestação barulhenta anti-Alcoa na segunda-feira, 9, em Juruti, dia em que o município completa 124 anos.

Tudo por causa da poluição criminosa, arte & engenho da mineradora, dos igarapés do Maranhão, do Fifi e do lago do Jará, que abastece de água quase 80% da cidade.

Tambores dos protestos já estão rufando, sendo ouvido por todas as cercanias.

Desmatamento, construção de um alojamento, esgoto a céu aberto e sem tratamento, canalizado para os igarapés são os ingredientes deste coquetel de irresponsabilidade ambiental, segundo moradores da cidade.

A revolta é geral.

Comentários

Anônimo disse…
Deixa lhe dizer,nãoexiste qualquer coisa ou pensamento de movimento em juruti,issoé mais dinheiro que o prefeito estáquerendo tomar da ALCOA,juruti está calmo.
Anônimo disse…
Deixa lhe dizer,nãoexiste qualquer coisa ou pensamento de movimento em juruti,issoé mais dinheiro que o prefeito estáquerendo tomar da ALCOA,juruti está calmo.
Anônimo disse…
É uma pena mesmo que a Alcoa não tenha publicado aquele anúncio na Gazeta né? Poxa, até o Impacto publicou. Tá certo, Jeso. Senta a porrada.
Jeso Carneiro disse…
Vc. é um falastrão, caro anônimo(a) das 22h17. O anúncio da Alcoa saiu sim na edição da GAZETA, que chegou às bancas hoje cedo. E, só pra lhe contrariar, também uma matéria sobre a poluição ambiental provocada pela Alcoa em Juruti. Vc., sinto muito leitor(a), falou/escreveu pelos cotovelos.
Anônimo disse…
SOU DE BELEM ESTIVE EM JURUTI E VI A REALIDADE O QUE ESTA ACONTECENDO E QUE JURUTI INFESLIMENTE NAO TEM PREFEITO E QUE EM TUDO ESTA ABANDONADO RUAS, SAUDE PUBLICA,ETC EU TENHO CERTEZA QUE ELE QUER QUE ALCOA SEJA O PREFEITO DE JURUTI.
Anônimo disse…
Os comentários desses "anônimos" só podem ser feitos por pessoas da Alcoa! Poderiam ao menos se identificar, não é?
Anônimo disse…
me indentifico sim Jeso sou Dr Joao de Deus.e vc vai la em juruti ver a realidade pra vc ver que a cidade esta abandonada e que nao e culpa da Alcoa e sim do prefeito Municipal.e caso vc quera ir la dou pra vc uma passagem pra vc ver a realidade.
Anônimo disse…
Dr. João de Deus??? só isso é o suficiente para alguem se identificar?? João de Deus das quantas??? Dr. em que?? Será que alguem conhece esse cidadão?? Seja claro e se identifique por completo. Não vai dizer que é o PAPA reencarnado. Era pra João Paulo que chamavam de JOÃO DE DEUS.
Anônimo disse…
O grande problema é que todos esses grandes projetos implantados na Amazônia, sempre foram feitos para beneficiar uma minoria em detrimento da grande maioria. Podem pegar o melhor prefeito do mundo e colocar em Juriti, e o problema seria o mesmo, isto é, cidade probre, sem infraestrutura, que de um dia pro outro tem que dar conta de uma situação, que é de responsabilidade da ALCOA SIM. Por isso foi feito o estudo de impacto ambiental, que esta previsto na lei, só que é muito fácil hoje ver a cidade se afundar num mar de problemas e dizer que a culpa é do prefeito. Porquê não se questiona o lucro que essa Empresa vai ter com a estração da Bauxita, porquê não questiona a responsabilidade social da empresa com a comunidade. Vamos comparar dois projetos em andamento Juruti e Canaã dos Carajas(ALCOA/VALE DO RIO DOCE),sabe qual a diferença entre os dois projetos, é que a Vale do Rio Doce ajudou a mudar a infrainstruta de da cidade de Canaã. Fica a pergunta será que a Vale é melhor que a Alcoa? Não sou contra o Projeto Juruti, sou a favor da população de Juruti, sempre fui. Mais, a população acordou. Espero que não seja tarde de mais. Ronaldo Farias Guimarães.