Jornal condenado por danos morais

O juiz Sérgio Cardoso Bastos, da 2a. Vara Cível de Santarém, condenou a Editora de Notícias do Tapajós Ltda., que edita o jornal O Estado do Tapajós, a pagamento de R$ 50 mil ao advogado Edson de Siqueira Veira por danos morais "em virtude de infração à lei de imprensa". Cabe recurso.

A sentença foi exarada no final de 2006 e atinge em cheio Miguel Oliveira, jornalista, e Valdir Matias, empresário, donos do jornal. Os dois entraram com embargo declaratório contra a decisão, mas o juiz substituto Leonel Figueiredo Cavalcanti, mês passado, negou provimento.

A matéria "Advogado engana paqueiro", publicada no jornal em maio de 2002, foi que originou a ação movida por Edson Siqueira. Por causa dela, a OAB abriu processo ético-disciplinar contra o advogado.

- (...) a acusação infundada lesionou sua imagem e honra no seio da comunidade onde atua, presumindo-se o comprometimento de sua atividade profissional, ainda que temporariamente, revelando a gravidade da lesão - disse o juiz sobre a vítima no despacho final.

[Clique aqui], para ler a sentença na íntegra.

Comentários

Anônimo disse…
Isto é só o começo, para a Miguelita!
Anônimo disse…
O Estado Democratico de Direito eh construido, entre outros, com fundamento no principio da resposabilidade, algo que setores da imprensa brasileira ainda nao aprenderam.
Fico feliz de ver que o Magistrado do caso nao se deixou convencer pelo argumento facil de que o veiculo so divulgou fato relatado por terceiro. Eh responsabilidade da imprensa checar a veracidade da informacao que recebe de terceiros porque agressao a honra alheia, a rigor, nao tem retrocesso.
Cumprimento o advogado-autor por exigir a reparacao da sua honra, o que todos devemos fazer, quando agredidos por setores da imprensa, sempre com base no "ouvi dizer" jeffersoniano.
Que sirva de licao para toda a imprensa mocoronga que, por vezes, dividida pelas paixoes e preferencias politicas agride a moral dos adversarios.
Anônimo disse…
Tomara que isso sirva de lição para todos os meios de comunicação em Santarém, pois se julgam acima da Lei e destróem a honra das pessoas como bem entendem. Tá na hora dos Juízes agirem com mais força diante desses absurdos.
Anônimo disse…
A Miguelita vai ter que rodar muita bolsinha pra arranjar esse dinheiro. Afe...