Alcoa apresenta projeto para Juruti

A movimentação em Juruti nesta sexta, 26, fica por conta da exposição montada no salão Dom Bosco pela Alcoa, para a apresentação dos projetos socioambientais para o município.

Presentes no evento, o prefeito de Juruti, Henrique Costa; a governadora Ana Júlia, o presidente da Alcoa América Latina, Franklin Feder, entre outros.

O evento tem início às 11h e mostrará as investidas da empresa para a comunidade jurutiense.

Os Planos de Controle Ambiental (PCAs) e a Agenda Positiva, firmados ao longo do processo de licenciamento acompanhado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado do Pará (Sectam), dizem respeito à qualidade de vida da população local.

Monitoramento contínuo da qualidade do ar e da água, salvamento da flora e fauna da área de influência direta do empreendimento e cursos de capacitação da mão-de-obra e de gestão empresarial fazem parte dos PCAs.

Já a Agenda Positiva, através da parceria com a prefeitura, possibilitará obras no município como as construções da escola definitiva do Senai e de um novo hospital municipal na cidade; assim como melhorias em estradas de algumas das mais importantes comunidades rurais da região.

Bauxita

O primeiro embarque de bauxita extraída de Juruti é previsto para meados de 2008 e a estimativa da empresa é de que com o início das operações a produção inicial seja de 2,6 milhões de toneladas por ano.

O empreendimento da Alcoa em Juruti abrange uma unidade de extração e beneficiamento de bauxita, um porto no rio Amazonas e uma ferrovia de cerca de 50 km de extensão, que transportará a bauxita da mina ao porto.

Fonte: Alcoa

Comentários