Verde, valoroso, valente... Valdir

Leitor(a) que não quis se identificar, sobre a nota Mato Grosso: PV apóia "rei da soja":

Valdir Matias Jr. é o grande representante dos ambientalistas santarenos. Liderança política expressiva, idealizador dos arranjos sociais e ambientais regionais, conseguiu se tornar a Luz do Movimento para o Desenvolvimento Sustentável d Oeste Paraense, que ou levou a assumir o Partido Verde. Ameaçado de morte inúmeras vezes por Grileiros de Terras e Pistoleiros, conseguiu, ao longo de sua luta, o apoio de todas as autoridades para o plano de ordenamento territorial regional.

Chefe máximo do Greenpeace e membro de todas as outras Entidades Ambientalistas Nacionais e Internacionais, liderou a Luta contra a Cargill, Sojeiros, Madeireiros e Pecuaristas. Ganhou 20 vezes seguidas o Prêmio Goldman para o Meio Ambiente, deixando pra trás grandes nomes como o do Chico Mendes e Marina Silva. Indicado ao prêmio Nobel pela Paz 2007 pela a sua bem sucedida campanha: “Paz no Campo”, que reduziu drasticamente o número de mortes por assassinados de lideranças comunitárias e sindicais.

De quebra, acabou com o trabalho escravo na Amazônia, fiscalizando e denunciando diariamente fazendeiros, e políticos inescrupulosos. Por todas essas e outras contribuições, está sendo indicado pela academia do cinema, para o prêmio Oscar de 2007, de melhor Ator Protagonista.

Procurado pela Imprensa Internacional para comentar suas gloriosas atividades socioambientais, o Vereador Valdir Matias Jr. não deu retorno, pois encontra-se momentaneamente no Sul do Líbano empenhado em uma difícil operação humanitária.

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns pelo texto, só faltou fazer referência ao empenho do VVVV - Valdir Vereador Verde Vibrante - em sua época de estudante universitário, quando lutou ferozmente contra a Privatização da Vale e da Celpa, quando articulou movimentos estudantis em defesa da universidade pública e gratuita (afinal, ele se formou na UFPA).
No mais, o texto faz jus à história do Sr. VVVV.
Um santareno em Belém
Anônimo disse…
Aprosoja divulga nota sobre moratória à soja Amazônica
25 de julho de 2006 - 16:12h
Autor: Só Notícias/Tania Rauber

A Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso (Aprosoja) divulgou agora há pouco uma nota sobre a decisão das principais multinacionais do país, que esmagam e comercializam soja, de declarar moratória na comercialização da soja da safra que será plantada a partir de outubro de 2006, oriunda de áreas que forem desmatadas dentro do bioma amazônico.

Confira nota na íntegra:

"A Associação dos Produtores de Soja do Estado do Mato Grosso – Aprosoja e seus associados, declaram:

1) Repudiamos o desmatamento ilegal tanto da Amazônia quanto do Cerrado. Respeitamos a legislação ambiental vigente.
2) Repudiamos o uso de trabalho escravo em todos os setores da economia.
3) Respeitamos a decisão soberana dos consumidores mundiais. Entendemos que não há produção sem consumo.

O setor reitera sua disposição em contribuir com a preservação do meio ambiente e com a dignidade nas relações de trabalho no Brasil e no Mundo.
Continuaremos trabalhando para atender as crescentes exigências do mercado consumidor, garantindo acesso a mercados com qualidade, eficiência e respeito sócio-ambiental.

Cuiabá, 25 de julho de 2006.

Associação dos Produtores de Soja do Estado do Mato Grosso – Aprosoja"
Anônimo disse…
Sempre admirei as lutas, a coragem e a perseverança, além da inteligência claro, do Fundefinho.
Por justiça, queria que se colocasse, nesse fabuloso curriculum, a demarcação de todas as terras indígenas e quilombólas.
Valdir Matias, nas Aldeias é venerado como uma "Entidade Espiritual", um exemplo de vida e dedigação às causas das minorías.
Anônimo disse…
Essa foi demais. O autor poderia lançar uma revista em quadrinhos com esses tipos de heróis santarenos. Ia ser um sucesso!
Anônimo disse…
Faltou falar que o Valdir Mathias também foi o maior ordenador da verba do FUNDEF em santarém, tanto que ficou conhecido como FUNDEFINHO.