Dono de aparelhagem continua preso

O juiz Leonel Cavalcanti, da 6ª Vara Penal de Santarém, homologou a prisão em flagrante do jovem Francisco Carlos Navarro Ribeiro, de 24 anos, acusado de provocar poluição sonora em frente à delegacia de polícia e ao fórum, na semana passada, com uma aparelhagem em seu veículo F-250, placa AJX-9577.

Segundo laudo pericial emitido pelo Isam (Instituto Sócio-Ambiental de Santarém), no momento da apreensão a aparelhagem acondicionada na carroceria do automóvel propagava som de 89,3 decibéis, sendo que a norma da ABNT prevê que o permitido para zona residencial é de 55 decibéis.

O crime tipificado no flagrante baseou-se no artigo 54, caput, da Lei 9.605/98 (Crimes Ambientais), que prevê prisão de 1 a 5 anos, mas é afiançável. Diante disso, um pedido de liberdade provisória foi impetrado pela defesa do acusado, mas o juiz indeferiu alegando que apesar de ser réu primário, sem antecedentes criminais, o jovem é contumaz na prática de "desordens, desacatos e outras atitudes reprováveis ao volante de veículos", relatados em pelo menos seis TCO´s (Termos Circunstanciais de Ocorrência) e que foram juntados ao flagrante.

O advogado contratado pela família deve entrar com habeas-corpus junto ao TJ (Tribunal de Justiça) Pará.

Entre os TCO´s registrados, o último foi exatamente no dia de sua prisão, quando agrediu com um chute o repórter cinematográfico Aloísio Macedo Pereira Júnior , da TV Guarany, no momento em que era filmado na delegacia.

A polícia já havia tentado prender Francisco Navarro quando praticou alguns dos delitos de trânsito, mas ele sempre fugia em alta velocidade e se escondia em sua residência. Agora, ele vai aguardar o processo preso na penitenciária de Cucurunã. O carro e aparelhagem também não serão liberados.


Fonte: 6a. Vara Penal/Fórum de Santarém

Comentários

Anônimo disse…
Que sirva de exemplo para todos aqueles que infernizam os ouvidos dos cidadãos...
Anônimo disse…
Então o jovenzinho era contumaz freqüentador de TCOs? Onde andavam então os pais deste projeto ( acabado) de marginal? porvavelmente ainda acham que ele não fez nada de mal, que à "elite" tudo é permitido. É de se esperar que a sentença corretíssima do juiz prevaleça, e que seja confirmada pelo Tribunal em Belém, que ninguém mais agüenta pizza güela abaixo!
Anônimo disse…
Se a políticia e a justiça atuasse um pouco além de seus quintais, dando um volta por exemplo em alguns lugares da cidade, como a Orla, quantos desses poderiam ser presos. É muita gente egoísta que acha que os outros tem que ouvir as porcarias sonoras que eles tocam, pois na maioria das vezes são músicas de baixa qualidade (alias nem música é).