ONG cultural empossa diretoria

Será empossada neste sábado, 29, a primeira diretoria do Inka (Instituto Kauré de Pesquisa e Promoção do Patrimônio Artístico-Cultural da Amazônia).

A solenidade de posse acontecerá no prédio do Centro Cultural João Fona, às 19h30, com diversas apresentações artísticas.

A nova entidade é formada pelos integrantes do extinto Grupo Teatral Kauré (GTK), liderado pelo pedagogo e ator Alenilson Ribeiro, que há sete anos atua como grupo amador e tem como patrono o ator santareno Manuel Maria Duarte, o popular Kauré, já falecido.

A fundação, aprovação do estatuto e eleição da diretoria aconteceu no último dia 11. Entre os trabalhos do grupo, o mais famoso foi o espetáculo infantil “Os Saltimbancos”, sucesso de público e crítica apresentado ainda este ano na Casa da Cultura.

Agora, o grupo resolveu transformar-se numa ONG cultural, sem fins lucrativos, e investir na produção de eventos artísticos e culturais das 7 artes clássicas (Música, Poesia, Dança, Escultura, Pintura, Teatro e Cinema) em Santarém e região, baseada nos preceitos educacionais, ambientais e de inclusão social.

O Inka pretende criar 7 Núcleos de Artes, para debater cada uma destas artes e discutir propostas de incentivo, promoção e pesquisa destas. Dois núcleos já estão formados: Teatro e Dança, que serão compostos pelos atuais integrantes do GTK.

Entre os membros fundadores do Inka figuram também o artista plástico Laurimar Leal, a poetisa e educadora Leíria Rodrigues, o professor-doutor Anselmo Colares e o padre e advogado José Boeing, e o empresário Raimundo Silva (Raytec).

A primeira diretoria do Inka está assim constituída:

Presidente: Alenilson Antonio Mota Ribeiro (ator e pedagogo)
Vice-presidente: João (Jota) Georgios Ninos (jornalista, escrivão judicial e poeta)
1º secretário: Rosenilce (Nilce) Pires Corrêa (estudante e atriz)
2º secretário: Rosenira (Nira) Pires Corrêa (pedagoga e coreógrafa)
1º tesoureiro: Eliana Silva de Oliveira (contabilista e atriz)
2º tesoureiro: Márcia Adriana Lima Corrêa (bancária e atriz)

Fonte: Inka

Comentários