Medeireiros criticam portaria do Ibama

O presidente da Asimas (Associação das Indústrias Madeireiras de Santarém), Aldir Schmitt, criticou a forma como a presidência do Ibama volta a agir contra o setor florestal, ao determinar a suspensão do fornecimento de ATPFs – Autorização de Transporte de Produtos Florestais – nos estados do Pará, Rondônia e Maranhão, com reflexos imediatos na Gerência Regional de Santarém - que não foi atingida pela chamada operação Ouro Verde, da Polícia Federal, que prendeu 43 pessoas acusadas de venderem ATPFs falsificadas.

Através da Portaria nº 76, publicada ontem no Diário Oficial da União, o presidente do Ibama, Marcos Barros, suspendeu, por 30 dias, o fornecimento de ATPFs e cassou as credenciais dos servidores que atuam no sistema operacional daquele órgão. Com isso, todo o trabalho de análise dos processos para liberação de projetos de manejo, está suspenso, tendo, os gerentes regionais, 5 dias para indicar os substitutos.

Essa alteração, segundo Aldir, é muito prejudicial para o bom funcionamento da instituição que já enfrenta diversas carências para atender a demanda do setor produtivo florestal, já atingido por inúmeras medidas restritivas. Além disso, as ações relativas ao cumprimento dos objetivos do Ibama, ficam comprometidas.

O presidente da ASIMAS lembra que o setor vem enfrentando forte crise desde o ano passado por conta da emissão da Portaria Conjunta 010 (INCRA/MDA), que culminou com a suspensão de todos os planos de manejo que tramitavam na Gerência de Santarém.

“Agora, como naquela ocasião, o governo federal volta a nivelar por baixo todas as empresas do setor florestal, com medidas que não diferenciam as empresas sérias, de criminosos que fazem das agressões ao meio ambiente seu modo de vida”, destacou.

Juntando-se ao coro das demais entidades regionais, Aldir sugere que o Ibama reveja essas medidas – suspensão de ATPFs e de credenciais -, dando condições para que a Polícia Federal possa fazer o seu trabalho de investigação, mas que não seja necessária a paralisação de todo o setor por conta de crimes atribuídos a um pequeno grupo sob investigação policial.

Fonte: Asimas

Comentários