Regras para comentários

O número de comentários postados no blog vem aumentando a cada dia. Isso é muito bom. Essa, aliás, é a finalidade deste espaço - a da interação instantânea com o internauta. O duelo entre os leitores Valdo Fernando e Everaldo Cordeiro é um exemplo do bom duelo, restrito às idéias, sem ofensas pessoais. Os anônimos (ou os que usam pseudônimos) continuarão tendo vez e voz aqui. Se não querem se identificar, têm lá os seus motivos. Respeito. É preciso, no entanto, observar algumas regras, para o salutar convívio com as divergências. Seguem abaixo:

1. Não empregar termos chulos. Se ocorrer, o comentário será apagado;

2. Não escrever o que possa ser caracterizado como crime de calúnia, injúria ou difamação. O eventual processado neste caso serei eu, já que você estará protegido pelo anonimato;

3. Comentário com expressões do tipo: "esse governo corrupto e canalha"; ou "sicrano é ladrão"; ou "fulano é viado e não não assume" serão eliminados.

4. A crítica a pessoas ou instituições podem ser dura e direta. Mas não deve descambar para a ofensa que configure crime. Nem se render ao mau gosto.

5. A vida privada dos políticos, funcionários públicos e personalidades só interessará a este blog se ela influir na atuação pública de tais figuras.

Do mais, é escrever, comentar, criticar, protestar, se contrapor aos argumentos que você não concorda. Sem desqualificar a pessoa que a expõe.

Comentários

Anônimo disse…
Gosteis das regras... Agora o blog vai entrar numa fase mais ética... não que não tenha sido até agora...
Sempre que acesso acompanho as notícias e alguns debates com muito interesse, mas algumas vezes senti um certo descontrole e deixei de comentar por achar que era irrelevante participar daquele momento.
E já que é um espaço democrático, quero registrar uma reclamação e sugestão ao jornalista: seria interessante que você desse o exemplo (tá na moda agora, 'dar exemplo", como diz a mídia nacional, muito embora os políticos não sigam isso):

- Falo de sua briga pessoal com um jornalista anti-ético, editor de um jornal da cidade, que age da mesma forma e enoja quem lê suas páginas. VOCÊ NÃO DEVE EMBARCAR NA DELE E FICAR ATACANDO SUAS PROVÁVEIS TENDÊNCIAS SEXUAIS. ESTES COMENTÁRIOS DESABONAM SEU BLOG, QUE É MUITO INTERESSANTE.
Já que você definiu estas regras, comece dando o exemplo. Se ele atacar, não revide. Pra nós que freqüentamos este espaço, pouco interessa quem é gay ou não. Deixe ele sozinho nisso. PELA ÉTICA E MORALIDADE NO BLOG DO JESO!!! ABAIXO A BAIXARIA!!! VIVA A INFORMAÇÃO E A CULTURA!!!

- Sobre o Lira Maia ou qualquer figura pública da política, concordo que os comentários também sejam comedidos. TAMBÉM DE SUA PARTE, COMO DITAM SUAS NOVAS REGRAS. Devemos nos indignar com a canhalice dos políticos, mas NÃO PODEMOS INSTRUMENTALIZÁ-LOS PARA POSSÍVEIS PROCESSOS QUE NOS PRIVEM DA BOA INFORMAÇÃO. Vide exemplo de Lúcio Flávio Pinto, que apesar de sempre ter agido corretamente, com ética, foi vítima de uma ignomínia judicial... A JUSTIÇA NÃO É PARA TODOS NESTE PAÍS!!!

Jeso, desculpe se fui duro em meus comentários, mas aproveitei o clima de suas regras e apresentei minhas singelas sugestões, como leitor assíduo do blog mais informado de Santarém (infelizmente um outro blog que eu também gostava nunca mais foi atualizado, o do jornalista J. Ninos).
Continue assim, e se possível esqueça aquele troglodita. Se tiver que atacá-lo, que não seja no mesmo tom putrefato ao qual ele está acostumado a usar...
Afinal, apesar de santareno, pra mim ele sempre será um estrangeiro que foi trazido para cá pelo ex-prefeito... Mas um dia ele vai embora...


João Cabano