Enquete encerrada

Encerrada a enquete desta semana. Os leitores assim se posicionaram para a pergunta A soja tem contribuído para o desenvolvimento de Santarém e região?


4%


Responderam sim.



84%


Responderam não



12%


Responderam muito pouco.

Comentários

Todos sabem que sou um crítico feroz da dilapidação ambiental que a nossa região tem sofrido durante as últimas décadas: borracha no planalto, ouro no Tapajós, seixo do Arapiuns, etc. etc. etc.
Este modelo de exploração ambiental e crescimento economico que a soja proporciona causa terriveis prognóeticos sobre como será a nossa natureza no futuro. Se tomarmos como exemplo o que aconteceu no Mato Grosso, onde apesar de existir um Instituto Ambiental competente (um quadro de pesquisadores e técnicos de grande valia, como poderá confirmar o ex-prefeito Lira Maia que participou em 1997 de uma visita àquele Estado junto com outros prefeitos da Região), não conseguiram superar as pressões economicas locais, nós estamos ferrados: nossos campos vão ser tomados pela plantação de soja em pouco tempo. O que fazer?
Então, acho que esta pesquisa não reflete a realidade de que a soja nos trouxe um certo progresso economico, mas também trouxe na esteira as maldições de um prática fordista de desenvolvimento: aumentar a produção mecanicamente, consumindo mais e mais energia para que mais pessoas possam consumir e voltar ao estágio anterior.
A discussão deve ser completa. Será que na nossa Legislação Ambiental há uma previsão legal e provisão financeira de controle desta prática? Com quais mecanismos?
Este cuidado deveria ter sido tomado quando foi lançada a proposta de criação de Secretaria de Meio Ambiente. Não adianta inchar o serviço público se ele for ineficiente.
A realidade é: NÓS ESTAMOS INSATISFEITOS COM O PLANTIO DE SOJA.
Nós não temos pessoal qualificado ainda