Santarém precisa dos bons

por Nelson Vinencci (*)

Alguns amigos do Blog do Jeso bem que poderiam ser candidatos nas próximas eleições. Claro que uns são filiados, e outros não querem nem saber de filiação partidária. Mas pelos potenciais desejos de resolverem problemas de natureza política com seus maravilhosos textos de cabeças-pensantes deveriam arriscar uma vaga no pleito que vem aí.

Tibério, Zé Ronaldo, Padre Edilberto, Érik Jeninngs, Antenor Geovaninni, Roberto Vinholte, Silvania Bezerra, Jota Ninos, Eduardo Dourado, Evaldo Viana, que já é futuro candidato, e também muitos anônimos cheios de soluções bem escritas e inteligentes. Aguardo pra ver um dia essa turma assumindo uma cadeira na Câmara ou mesmo no Executivo.

O Aldo Queiroz, meu deus do céu, está na fase mais célebre da sua carreira política. Já ouvi ele falando em vários rádios; aqui no blog, então, só dá ele. Muitas soluções e resoluções, frases bem definidas e tal. Alguns juram que não são políticos, mas o que se lê deles são expressões meramente de interesse político.

Não sei se um parlamento intelectualizado vai resolver de fato a problemática da Pérola do Tapajós, mas juro que gostaria de ver essa turma comandando a Câmara Municipal, pois já vi muitos políticos sonhadores e bem articulados se curvarem diante da realidade do poder.

Começa que pra ganhar tem que ter voto, e me parece que aí o caboclo tem que mergulhar no vale-tudo, ou não chega a lugar nenhum. Mas bem que essa turma merecia ganhar, pra gente ver o que iria acontecer.

Talvez, torço por isso, seja a solução que Santarém tanto precisa!

-----------------

* É cantor e compositor tapajônico. Escreve regularmente neste blog.

Comentários

Você mesmo, Vinencci, seria um ótimo vereador para representar a classe artística.

Arrisque! Trabalhe e vença.
Anônimo disse…
Não entendi pq o senhor chamou o Aldo Queiroz de seu deus. Ele é seu chefe?
Anônimo disse…
Brabo mesmo é aquentar essas crônicas desse Nelson, ainda aparece um prá dar pilha!!!aí meu Deus...
Anônimo disse…
Que tal a demônia da MIGUELITA como candidata a vereadora? Ficaria perfeita neste cargo.
Anônimo disse…
Menos caro Nelson , menos ... Certamente dentre os nomes citados eu seria o menos qualificado, além de jogar no time dos "infiliáveis".
Essa matéria chamada Politica além de faltar muito as aulas sempre fiquei em Dependencia ...
Porém, não posso deixar de exaltar a sua idéia de talvez não se formar um grupo politico partidário ou coisa semelhante, mas agrupar outras cabeças pensantes de nossa cidade, e tentar formar um grupo coeso com interesse único de gerar melhorias para nossa cidade . Mas sem nenhum interesse politico. Seguindo uma idéia do amigo Aldrwin Hamad, formatar um grupo de pessoas com esse único interesse e trabalhar para que idéias saiam do papel e sejam cobradas junto as nossas autoridades . Talvez essa idéia possa ser amadurecida e levada adiante através do proprio blog do Jeso . Há muito espaço para se trabalhar sem necessariamente ser vereador ou deputado ...
Grato pela lembrança mas meu QI é muito pequenino para mexer com Politica ..

Antenor Pereira Giovannini
Anônimo disse…
É Nelson, concordo com você, são pessoas que fazem parte de classes compostas somente por intelectuais e honestos.
Anônimo disse…
Pink você é loira?
Anônimo disse…
Nelsinho, eu prefiro a verdade: não sou melhor que ninguém, mas gosto de política e de me sentir útil. Deus me defere saúde, pelo que um dia poderei aceitar o desafio e o compromisso de zelar mais pelo nosso povo e pela nossa cidade. Ponto final.

Roberto Vinholte.
Anônimo disse…
Oi, Anônimo 21:24, te conheço? Joga no google: Pinky.
Anônimo disse…
Olha, se todos essas celebridades, donos da verdade fossem eleitos Santarém, NÃO TERIA PROBLEMA NENHUM , PROMETO QUE VOU FAZER CAMPANHA PARA ELES, E AI EU QUERO VER?
Anônimo disse…
PARLAMENTO INTELECTUALIZADO-VAIDADE PRA LÁ DE EXAGERADA. Juntando os votos de todos vocês do blog não elege um vereador,o povão que mora da mendonça pra cima,não sabe quem é vocês.Vejam o protesto do HR, todo mundo falou ficou valente e no dia só foi o ERIK e não se fala mais nisso.
Anônimo disse…
Caro Nelson.
Há mais de 15 anos a política Santarena é dominada pelo que você chama de “parlamento intelectualizado”. Rui Corrêa, Lira Maia e Maria do Carmo têm curso superior e fazem parte de uma turma de cabeças pensantes. Nem por isso, deixamos de ter esgoto a céu aberto, buracos e mais buracos nas ruas, rede elétrica cruzando os céus de um lado ao outro de nossas ruas e saúde a desejar nos últimos 15 anos. As demandas se acumulam e vemos pequenos avanços setorizados que em nada diminui nossa indignação pela situação da cidade em que moramos.
Rui, Maia e Maria são bons. Se não fossem, não teriam sido eleitos. Mas se foram ou estão sendo bons para a cidade isso é outra questão. Hoje, sou eu quem participa de passeatas e carrego caixão (bolo) e ascendo velas em frente a hospital. Antes contava ao meu lado com o Everaldo Martins Filho, que hoje está no poder e que considero um dos bons, mas que por motivos políticos não encarou com uma alça sequer em nossa pequena manifestação para a abertura do Hospital regional. Mas, tanto os que estão no poder como a própria população perdeu, ou nunca tiveram, a noção do que é público. Os políticos acham que o público é seu. O povo acha que o que é público é dos outros. Os ideais para uma sociedade e uma cidade melhor foram (se é que existiram) substituídos por atitudes de manutenção de poder de um lado e de conservação das suas migalhas de outro (de quem vota). Dentro deste contexto, tem muito intelectual por aí que nada fala, nada sugere, apenas zela por suas migalhas. Sobram alças e velas no protesto. Os bons, tanto dos que estão no poder, como o bom do povo perdeu a “cidade” como foco, como fim de tudo.
Acho que esse sentimento de sonhar com o resgate do bem e do interesse público é que tem motivado Tibério, Padre Edilberto, Zé Ronaldo... a exporem suas idéias e discutirem aqui assuntos de real interesse público. Porém com um diferencial: mostram a cara e assinam em baixo, que nem você meu amigo. Pena que alguns anônimos, muitas vezes com idéias muito boas, não façam o mesmo. Porém, como os bons que já passaram e aí estão “se curvaram” diante do poder e das dificuldades, perderam um pouco a noção do que é público, sentimos a necessidade de opções e nomes novos, nem que seja para repetir a história, e no final um observador que nem você possa falar: não falei, é tudo igual. De minha parte, continuo achando que sou mais útil como neurocirurgião, mas também torço por mudanças. Torço, principalmente, para que os “bons” de hoje, que estão no poder possam ser melhores, bem melhores a ponto de satisfazer, ao menos um pouco, nossas expectativas e para que nos tragam de volta a certeza que solução não é ser bom intelectualmente, mas sim não desistir de perseguir o bem comum, quando o poder estiver nas mãos.
Erik L. Jennings Simões
Anônimo disse…
Esse caboclo das 11:16, é daqueles que mora em Santarém, mas não conhece nem seu vizinho, pensa que depois da Mendonça só tem pobrezinho que não usa a Internet, está muito enganado, é a parte debaixo da Mendonça anônimo que podem ignorar a nova tecnologia, então caboclo acorda, senão o trem da ignorância te atropela.
newton disse…
ze carneiro no fim dos anos 70 e começo de 80 o francisco carneiro cunha vulgo chico doido ja profetizava que ia haver na regiao de santarem uma grande pirataria aonde o pirata MOR chegava num helicoptero pra comandar o saque tudo indica que ja esta se realizando aonde o pirata MOR E o ministro minc! que achas?