Patamar acima

Para o jornalista Minael Andrade (foto), as políticas públicas voltadas para o desporto santareno não comportam mais nas dimensões de uma simples assessoria ligada à Semed (Secretaria Municipal de Educação).

É necessário avançar.

Já é hora, segundo ele, de se criar aqui, tal como fez Belém recentemente, uma Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer.

Comentários

Anônimo disse…
Adelson Sousa
A sugestão do amgo Minael não deixa de ser boa, mas tenho algumas observações.
Por exemplo, entendo que grande problema é que a criação de novas secretarias serve sempre de cabide de emprego. É na maioria das vezes uma forma de apadrinhar aliados políticos sem qualificação técnica nem boa vontade para agir, que ganha sem trabalhar, ou produzem muito pouco.
É ilusão achar que a criação de uma Secretaria de Esportes com maior peso político e projeção social resulte em eficiência.
Pior ainda se uma secretaria desta venha ser administrada por velhas mentalidades do setor esportivo santareno. Já analisaram que nesta área praticamente não há renovação. São raposas do tipo que todos sabem quem são, pois vivem há décadas sugando em benefício próprio, os poucos recursos que deveriam servir para a execução de ações de cunho desportivo com projeção social abrangente.
Se faz necessário mesmo é colocar o pessoal do setor para trabalhar, planejar, acionar as instâncias estaduais e federais que disponibilizam recursos para projetos bem elaborados e convincentes. Ou seja, apresentar projetos tecnicamente viáveis e socialmente envolventes e enfim, aplicar corretamente os recursos destinados a área, priorizando as demandas da sociedade e não grupos políticos ou particulares em suas ações.
Seja coordenadoria, diretoria ou secretaria o que é preciso mesmo é pessoas responsáveis e comprometidas em agir em benefício da população para que qualquer setor apresente resultados favoráveis e atendam aos princípios da administração responsável que atenda a população.
Geralmente a criação de secretarias é recebida com muita festa é publicidade, mas de resultado prático duvidoso e geralmente com mito gasto dos recursos públicos e pouca produtividade.

Adelson Sousa
Anônimo disse…
Concordo com você Minael.
Parabéns!!!

Everaldo Cordeiro.