Morre Kotaro Tuji

Morreu ontem, por volta das 14h, Kotaro Tuji. Estava com 95 anos. Seu corpo está sendo velado na igreja de São Sebastião. O enterro está programado para hoje à tarde.

Nascido no Japão, mas no Brasil desde os 19 anos, Tuji inscreveu seu nome na história como o introdutor da juta no Pará.

Em Santarém, fundou uma das primeiras fábricas da cidade, a Tecejuta. Era dele a Casa da Boa Esperança (veja foto aqui), um dos símbolos de pujança econômica do município no ciclo da cultura de fibras vegetais (malva e juta).

Desde o dia 18, Tuji estava hospitalizado. Deixou órfão 4 filhos. As duas mulheres residem em Santarém. No próximo dia 2, ele completaria 96 anos.

Comentários

Anônimo disse…
Lembro de Kotaro Tuji, quando "rapazola" - eu era estudante do então Ginásio Dom Amando - anos 50.
Na época, falar da Tecejuta parecia que você abordava o futuro e vislumbrava que o empreendimento era algo que colocava Santarém no futuro. Hoje, analisando sem paixões, infere-se que foi algo grandioso,
Pêsames a sua família - que lembro de Adamor e Silvia, seus filhos.
Anônimo disse…
JESO CARNEIRO, QUE BOM TER O NOME DO MEU PAI LEMBRADO NESTE BLOG, SÓ GOSTARIA DE FAZER UM PEQUENA CORREÇÃO, MEU PAI É KOHEI TSUJI, QUE FALECEU NO DIA 29 DE DEZEMBRO DE 2007, FOI SEPULTADO NO DIA 30 DO CORRENTE MÊS, ELE DEIXA 4 FILHOS SENDO, ADAMOR, ASAMI, SUSANA E ARMANDO TUJI, O KOTARO ERA IRMÃO DO MEU PAI, PORTANTO, MEU TIO, AGRADEÇO PELA ATENÇÃO, COLOCAMO-NOS Á DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER OUTRA INFORMAÇÃO, FELIZ 2008 PRA VOC~E E FAMILIA.ARMANDO MINENORI TUJI.