Insustentabilidade: temida e praticada

O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, hoje culmina numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais.

Hoje, é comum a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução dos habitats, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.

Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses do amanhã e, ao mesmo tempo atender as necessidades de hoje), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos. (...)

Trecho do artigo do santareno Leonardo Bemergui, do curso de Gestão Ambiental da Amazônia (Iespes).

[Clique aqui], para lê-lo na íntegra. Não hesite me comentá-lo.

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns ao Leonardo,
Está a um passo de sair do senso comum.
Anônimo disse…
BEMERGUY, referência de inteligência e sapiência de várias gerações. Marca iluminada de Vidal , de Didó, de Lili, de Emir, de Eros, de Ércio, de Edith, de Mirika, de Emirzinho, de Paulo Sérgio, de Ellen, de Leonardo, de Emir Neto, de Lais, de João Carlos, de Igor que está chegando, de Leozinho e outros mais... Referência positiva.

Roberto Vinholte
Anônimo disse…
BEMERGUY, título de inteligência e sapiência de várias gerações. Marca iluminada de Vidal , de Didó, de Lili, de Emir, de Eros, de Ércio, de Edith, de Mirika, de Emirzinho, de Paulo Sérgio, de Ellen, de Leonardo, de Emir Neto, de Lais, de João Carlos, de Igor que está chegando, de Leozinho e outros mais... Referência positiva.
Anônimo disse…
Leonardo:

Parabens pelo texto. Continue expondo o seu ponto de vista.

Prof. Podalyro Neto
Anônimo disse…
Grande Leonardo! Ótimo, o artigo. Lúcido e objetivo. Parabéns.
Anônimo disse…
LEO,conheci o BRENO MARQUES, com quem você está estagiando fiquei encantada a pesar da idade dele pelo alto conhecimento ambiental,a garra e a vontade de estudar,va em frente que você vai longe, parabens pelo texto.
Anônimo disse…
Parabéns pelo texto, pela sua inteligência e seu caráter. Você é meu orgulho.Agradeço a Deus todos os dias por ter me dado dois filhos tão inteligentes e maravilhosos como vc e Mariana.Te amo! Beijos
Anônimo disse…
Leonardo, sou muito amiga da Mirika sua mãe e atualmente resido em Manaus, parabéns pela lucidez e coerência em seu texto.Tenho certeza que serás um grande mestre nesta área!Trabalho na Universidade de Manaus.
Anônimo disse…
O Leonardo é o cara! Ele é destaque de inteligência e competência no IESPES. Parabéns!
Anônimo disse…
Pelos comentários quem sabe o Leonardo candidato a prefeito no lugar da Maria do Carmo pelo menos inteligência não ia faltar no governo da gente.