Concurso do INSS começa hoje

O edital do concurso que vai selecionar dois mil novos servidores para o INSS será publicado hoje, no Diário Oficial da União. As inscrições começarão no dia da publicação e vão até 17 de janeiro.

A prova deve ser realizada fevereiro.

O processo vai selecionar 1.400 assistentes técnicos do seguro social e 600 analistas do seguro social. Os salários serão de R$ 1.989,87 para os cargos técnicos, que exigem que o candidato tenha ensino médio, e R$ 2.243,78 para os cargos de analista, que selecionam pessoas com nível superior. Esses valores já estão com todas as gratificações incluídas.

Contratação

Segundo o Ministério da Previdência Social, as contratações dos servidores ocorrerão ainda no primeiro semestre do próximo ano.

O analista é o funcionário público encarregado de avaliar e conceder os pedidos de benefícios dos segurados. Já o técnico é o servidor responsável pelo atendimento aos segurados e também por outras tarefas administrativas dentro do órgão.

Esses servidores que serão contratados no próximo ano vão trabalhar nas novas agências da Previdência que estão sendo inauguradas e também devem substituir os servidores que já morreram, que se aposentaram ou que estão para se aposentar.

De acordo com o ministério, só em 2007, 7.696 servidores do INSS passaram a ter direito à aposentadoria. Até 2010, outros 2.438 funcionários poderão pedir seus benefícios e, assim, serão abertas novas vagas no INSS.

Fonte: Diário de S. Paulo

Comentários