Tesouro

Na coluna Repórter Diário (Diário do Pará), hoje:

Ouro no Tapajós

Empresa que há vários anos vem atuando em pesquisas minerais na região confirma a descoberta de um depósito de ouro de grande porte no vale do Tapajós. Estudos preliminares indicam que o aproveitamento econômico da reserva é altamente viável, ainda mais em se considerando o preço atual do ouro no mercado internacional, com cotação superior a US$ 800 a onça troy (31.1 gramas). A região do Tapajós serviu de berço à mais intensa atividade garimpeira desenvolvida no Brasil a partir dos anos 50.

Comentários

Anônimo disse…
Será que vão novamente tornar as águas do Tapajós turvas, enlameadas e poluídas por mercúrio? Será que vai começar tudo de novo?
Anderson Dezincourt.
Anônimo disse…
Caro Anderson,
Já estou em Itaituba há 04 anos. Me atrevo a dizer-lhe que hoje as águas que banham a nossa orla chegam a ser límpidas como as do arapiuns, que conheço muito bem. Os bancos de areias que surgem no meio do Tapajós, em frente a cidade, são os "pointes" dos "mocorongos" que aqui estão e lembram como eram essas águas que aqui passavam.
Temo o mesmo que você! Mas estamos atentos. Hoje a atividade mineral aqui é mecanizada, temos pouca atividade manual.
Penso que é oportuno alertar as autoridades que devem zelar por isso, para que posteriormente não aleguem que foram pegas de surpresa.
O OURO existe. E não é pouco...

Adilson Araújo